O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, abre nesta segunda-feira (10) o edital de chamamento público para o Revelando SP 2025, o maior programa de difusão e valorização da cultura tradicional paulista.
Com gestão da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), o evento reúne municípios de todo o estado para apresentar suas tradições em um festival de artesanato, culinária e manifestações artístico-culturais.
Edital do Revelando SP 2025: Como participar
O edital é voltado para prefeituras paulistas, que podem inscrever representantes da cultura local nas seguintes categorias:
- Artesanato
- Culinária tradicional
- Manifestações artístico-culturais
Cada município pode indicar até 16 representações somando as três categorias. As inscrições devem ser feitas exclusivamente no site do edital, até 31 de março. O resultado será divulgado em 25 de abril.
Inscreva-se no site oficial: editaisapaa.org.br
Impacto e importância do Revelando SP
“O Revelando SP não apenas enaltece as expressões artísticas e culturais de cada município, mas também reforça a identidade paulista. O programa fomenta o intercâmbio de experiências entre comunidades e cria novas oportunidades para artistas e produtores locais”, destaca Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Assim como em 2024, o festival passará por cinco cidades este ano, sempre com entrada gratuita. Com investimento superior a R$ 12 milhões, a expectativa é que o evento contemple mais de 150 municípios e atraia mais de 230 mil pessoas.
Cronograma do edital Revelando SP 2025
O que é o Revelando SP?
O Revelando SP é o maior festival de economia criativa e cultura tradicional do Estado de São Paulo. Com mais de 60 edições realizadas ao longo de quase três décadas, o evento valoriza o patrimônio imaterial paulista, destacando culinária típica, artesanato, música e manifestações culturais regionais.
Além de promover os talentos locais, o festival facilita a conexão com o público e investidores, fomentando o intercâmbio de saberes e a geração de renda para artistas e comunidades.