O São Paulo iniciou sua caminhada no Campeonato Brasileiro de 2024 com um empate sem gols diante do Sport, na noite deste sábado (29), no Morumbis. A partida foi marcada pelo pênalti desperdiçado por Calleri logo no primeiro minuto e pelas grandes defesas do goleiro Caíque França, que garantiram um ponto para a equipe pernambucana na estreia.
Primeiro tempo: Pênalti desperdiçado e pouca criatividade
A torcida tricolor mal teve tempo de se acomodar nas arquibancadas antes de ver o São Paulo ter uma chance de ouro para abrir o placar. Com apenas um minuto de jogo, o árbitro assinalou pênalti para o Tricolor. Calleri foi para a cobrança, mas bateu muito mal e isolou, desperdiçando a oportunidade de colocar o time em vantagem.
Depois do erro, a equipe comandada por Luis Zubeldía encontrou dificuldades para construir jogadas ofensivas. Sem criatividade no meio-campo, o São Paulo pouco ameaçou o gol defendido por Caíque França. Enquanto isso, o Sport apostava nos contra-ataques e levou perigo em dois lances: primeiro, com Pablo, que parou em boa defesa de Rafael; depois, com Hereda, que viu o goleiro tricolor salvar mais uma vez.
Segundo tempo: Pressão são-paulina e defesa salvadora de Caíque França
Na volta do intervalo, o São Paulo voltou melhor e criou várias chances logo no início do segundo tempo. Alan Franco quase marcou de carrinho, Luiz Gustavo assustou com uma cabeçada para fora e, pouco depois, acertou a trave. A melhor oportunidade, no entanto, foi de Igor Vinícius, que ficou cara a cara com Caíque França e finalizou para fora.
Calleri tentou se redimir do pênalti perdido e apareceu bem em uma cabeçada perigosa, obrigando o goleiro do Sport a fazer mais uma grande defesa. O time pernambucano, por sua vez, teve boas investidas com Lenny Lobato e Lucas Lima, que quase marcaram em lances isolados.
Nos minutos finais, o São Paulo intensificou a pressão e quase chegou ao gol em um cruzamento que foi cortado por Caíque França antes de encontrar um jogador tricolor. Matheus Alves ainda tentou um chute de fora da área, mas mandou para longe.
Momento de tensão: Igor Cariús deixa o campo de ambulância
Nos acréscimos, um susto preocupou jogadores e torcedores. Após um bate-rebate na área, a bola acertou o rosto de Igor Cariús, que caiu no gramado e precisou de atendimento médico. O lateral-esquerdo foi imobilizado com um protetor cervical e retirado de ambulância do estádio. Segundo a transmissão da partida, ele conversou com os médicos e foi levado ao hospital por precaução.
Próximos desafios
O São Paulo agora vira a chave para a estreia na Copa Libertadores. Na próxima quarta-feira (2), a equipe viaja até a Argentina para enfrentar o Talleres, às 21h30 (horário de Brasília).
Já o Sport tem um compromisso decisivo pela final do Campeonato Pernambucano. No mesmo dia e horário, o Leão recebe o Retrô, na Ilha do Retiro, pelo segundo jogo da decisão estadual.
Com o empate na estreia, São Paulo e Sport somam um ponto cada no Campeonato Brasileiro e voltam a campo pela competição nacional no próximo final de semana.