O Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU Airport), o maior do Brasil e principal porta de entrada aérea da América do Sul, pode ter novos controladores em breve. De acordo com a coluna do jornalista Lauro Jardim, publicada neste domingo (20) no jornal O Globo, o BTG Pactual (BPAC11) está em conversas avançadas para adquirir a participação da Invepar na concessão do terminal.
Atualmente, a GRU Airport — concessionária responsável pela operação do aeroporto — é formada por um consórcio entre a Invepar e a Airports Company South Africa (ACSA), que detêm juntos 51% da concessão. Os outros 49% seguem com a Infraero, estatal que não participa da gestão.
A Invepar é controlada por três dos maiores fundos de pensão de estatais brasileiras: Previ (Banco do Brasil), Funcef (Caixa Econômica Federal) e Petros (Petrobras).
Com a negociação, o BTG Pactual, maior banco de investimentos da América Latina — e que já opera um terminal VIP no aeroporto — ampliaria sua presença no setor aeroportuário. A possível entrada do banco representaria também um movimento de concorrência direta com a XP Investimentos, que administra os aeroportos de Campo de Marte (SP) e Jacarepaguá (RJ).