A primeira frente fria de 2025 com força suficiente para derrubar o calor chega ao litoral paulista nesta sexta-feira (4), acompanhada de chuvas intensas e queda brusca de temperatura, segundo institutos de meteorologia.
Essa frente será seguida por uma massa de ar polar, o que deve aumentar a umidade e criar condições para tempestades com ventos fortes.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta vermelho de grande perigo para chuvas intensas, que inclui todo o litoral paulista, a Grande São Paulo, o Vale do Paraíba e o centro-sul do Rio de Janeiro.
As regiões podem enfrentar:
- Acúmulo superior a 100 mm de chuva em 24 horas
- Rajadas de vento de até 100 km/h
-
Risco de alagamentos, quedas de árvores, falta de energia elétrica e descargas elétricas
Em São Paulo, os termômetros devem marcar entre 18°C e 24°C na sexta-feira. No sábado, a mínima deve cair para 16°C, com máxima de 18°C. No domingo, a capital pode registrar até 15°C, uma das menores temperaturas do ano.
O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da prefeitura prevê chuvas generalizadas e persistentes na capital já na sexta, elevando o risco de transtornos.
No litoral, a temperatura cai e a chuva predomina. Em Santos:
- Sexta: mínima de 18°C e máxima de 25°C
- Sábado: entre 16°C e 23°C, sem previsão de pancadas
- Domingo: chuva o dia todo e termômetros entre 19°C e 21°C
No litoral norte, a chuva deve se estender por todo o fim de semana, com temperaturas estáveis entre 19°C e 21°C.
No interior do estado, cidades como Bauru terão céu nublado, chuvas isoladas e ventos fortes. A mínima será de 18°C e a máxima de 26°C. No fim de semana, há chance de chuvas, mas as temperaturas sobem um pouco.
A Defesa Civil de SP montou um Gabinete de Crise para monitorar a situação em tempo real até domingo (6), reunindo concessionárias e órgãos públicos para ações emergenciais.
A Marinha do Brasil também emitiu alerta para ventos de até 60 km/h e possibilidade de ressaca no litoral de SC, PR, SP e RJ, com ondas de até 3 metros, entre os dias 4 e 6 de abril.