O Governo de São Paulo incorporou a diretriz de isenção de pedágio para motociclistas nos contratos de concessão de rodovias firmados a partir de 2023. A política já está em vigor nos lotes Litoral Paulista, Rota Sorocabana e Nova Raposo, e será adotada nos futuros contratos do Lote Paranapanema, Rota Mogiana e do Circuito das Águas.
A medida busca tornar o sistema mais justo e acessível, garantindo que motociclistas não arquem com custos que, proporcionalmente, representam um peso maior para esse tipo de veículo. A isenção de pedágio para motos é vista como um avanço na mobilidade urbana e rodoviária.
Além disso, o Governo de SP avalia incorporar a isenção também nos contratos anteriores à nova diretriz, como os do Rodoanel Norte e da Econoroeste. Técnicos e juristas estão estudando alternativas legais e contratuais para viabilizar essa extensão, alinhando toda a malha concedida à mesma política tarifária.
Outra inovação nos novos contratos é a adoção do sistema de pedágio eletrônico, o free flow, que elimina as praças físicas e realiza a cobrança por pórticos com sensores e câmeras. Nesse modelo, motoristas de carros e veículos maiores pagam apenas pela distância percorrida, o que assegura mais justiça tarifária e previsibilidade de custos.
Além da eficiência, o free flow proporciona mais fluidez no trânsito, menor risco de acidentes e agilidade na circulação pelas rodovias estaduais. Segundo o governo, a padronização da tarifa por quilômetro rodado está sendo implantada em todas as concessões para viabilizar o novo sistema.
O sistema free flow já é utilizado com sucesso em países como Estados Unidos, Canadá, Noruega, Suécia, Portugal, Austrália, Nova Zelândia e Chile. Nessas regiões, o modelo consolidou-se como uma solução moderna e eficaz para a gestão de rodovias e cobrança justa de tarifas.
Com essa transformação, o Governo de São Paulo aposta em uma infraestrutura rodoviária mais inteligente, segura e econômica, beneficiando diretamente milhões de motoristas que circulam diariamente pelo estado.