Hot Widget

Pesquise aqui

Ads

Ministério da Saúde vai ampliar parcerias com rede privada para agilizar atendimento especializado no SUS

Objetivo é reduzir o tempo de espera, especialmente para diagnóstico e tratamento de câncer

Crédito: Portal Gov

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (29) que firmará parcerias com hospitais e clínicas da rede privada para ampliar o acesso a atendimentos especializados no Sistema Único de Saúde (SUS). O foco principal da medida é acelerar o diagnóstico e o tratamento de câncer, respeitando os prazos legais — 30 dias para diagnóstico e 60 dias para início do tratamento.

A decisão foi anunciada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto. “Para garantir o tempo adequado ao atendimento, como no caso do câncer, só será possível se ampliarmos as parcerias com o setor privado”, afirmou Padilha à imprensa.

Segundo o ministro, muitos serviços privados têm capacidade ociosa, que poderá ser utilizada para atender pacientes do SUS. Nesta quarta-feira (30), o Ministério divulgará um estudo, feito em parceria com a Faculdade de Medicina da USP, que revela a alta concentração de médicos especialistas na rede privada, o que reforça a importância dessa integração.

O governo também está em tratativas com o hospital A.C.Camargo, referência nacional em oncologia, para que atue no diagnóstico de câncer para pacientes da rede pública. A expectativa é de que essa e outras ações comecem a ser implementadas ainda este ano.

Além disso, a pasta trabalha na aceleração da entrega de equipamentos de radioterapia em todo o país, parte da estratégia para melhorar o atendimento de média e alta complexidade no SUS.

O presidente Lula tem cobrado medidas efetivas para reduzir filas e represamentos gerados durante a pandemia da covid-19, apontados pelo ministro como consequência da desorganização da rede de saúde nos governos anteriores.

A proposta também se alinha ao Programa Mais Acesso a Especialistas, lançado em 2023, que busca integrar o SUS Digital, ampliando atendimentos remotos, diagnósticos e marcação de consultas especializadas.