O forte temporal registrado no início da tarde desta quinta-feira (10) provocou uma série de transtornos em São Paulo e em cidades da região metropolitana, como Guarulhos, Santo André e Itaquaquecetuba. A chuva intensa, acompanhada de granizo em diversos bairros, causou alagamentos, queda de árvores e deixou milhares de imóveis sem energia elétrica.
Na capital paulista, bairros como Interlagos, Vila Formosa, Vila Guilhermina, Itaim Paulista e Horto Florestal registraram queda de granizo. Rajadas de vento também foram identificadas pelo Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), com destaque para o Ipiranga (44 km/h), Capela do Socorro (39,9 km/h) e Penha (29,8 km/h).
Na cidade de Itaquaquecetuba, parte do muro da Escola Municipal Joaquim Perpétuo desabou sobre veículos estacionados, felizmente sem deixar feridos. Já em São Caetano do Sul, uma árvore caiu sobre um carro estacionado, também sem ocupantes.
Segundo a Enel, cerca de 104 mil imóveis tiveram o fornecimento de energia interrompido. Somente na capital, mais de 50 mil unidades foram afetadas. As cidades com maior número de registros de interrupções foram São Bernardo do Campo, com 8,8 mil casos, e Juquitiba, com 8,4 mil, onde mais da metade das ligações ficaram sem energia (52%).
As chuvas também impactaram o transporte público. A Linha 12-Safira da CPTM enfrentou falhas no trecho entre as estações Itaim Paulista e Comendador Ermelino.
O CGE havia emitido alertas para chuvas intensas já no período da manhã. Por volta das 14h, a cidade entrou em estado de atenção para alagamentos. Apesar disso, as precipitações perderam força nas horas seguintes, mantendo o tempo instável com pancadas isoladas em pontos variados da capital.