Hot Widget

Pesquise aqui

Ads

Anvisa volta a interditar pasta de dente Colgate Total Clean Mint após reações alérgicas

 Produto havia sido liberado após recurso da empresa, mas foi novamente proibido após retirada voluntária do pedido pela própria Colgate

Crédito: Reprodução

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) voltou a interditar nesta quarta-feira (30) a comercialização da pasta de dente Colgate Total Clean Mint. A agência orienta que o produto não seja vendido nem utilizado, embora ainda não tenha determinado o recolhimento obrigatório.

A interdição havia sido anunciada inicialmente em 27 de março, após relatos de consumidores com reações alérgicas como ardência, inchaço, vermelhidão e aftas na boca. Um dia depois, a proibição foi suspensa devido a um recurso da Colgate, que agora optou por retirar o pedido.

“A decisão da Colgate é incentivada pela colaboração contínua com a Anvisa e pelo avanço das investigações técnicas junto à agência. A empresa acredita numa resolução oportuna do tema”, afirmou a marca em nota oficial.

Entenda o caso

A pasta Colgate Total Clean Mint substituiu a antiga linha Total 12 em julho de 2024. Desde então, a Anvisa registrou 13 casos de reações adversas entre 1º de janeiro e 19 de março, a partir de oito notificações de consumidores.

Os sintomas relatados incluem:

  • Inchaço (amígdalas, lábios, mucosa oral);

  • Sensação de queimação ou ardência;

  • Dormência nos lábios ou boca;

  • Boca seca;

  • Gengiva irritada ou sensível;

  • Vermelhidão nos lábios ou boca.

As queixas coincidem com a mudança na fórmula do produto, que passou a conter fluoreto de estanho, substância apontada como possível causa dos efeitos colaterais.

Como identificar o produto

Para saber se a pasta em casa é a que está sob investigação:

  • Verifique na caixa da embalagem o número do processo da Anvisa: 25351.159395/2024-82;
  • Se estiver apenas com a bisnaga, confira a lista de ingredientes. Caso apareça "fluoreto estanoso", o uso deve ser imediatamente interrompido.

O que fazer se teve reação?

A Anvisa recomenda que quem tiver apresentado sintomas notifique a ocorrência por meio do sistema de Cosmetovigilância da agência.

A Colgate também disponibiliza um canal de atendimento para esclarecer dúvidas no site: www.colgatepalmolive.com.br/contact-us