O Metrô de São Paulo confirmou nesta semana que o consórcio formado pelas empresas Crasa e Ghella venceu a licitação para construir a futura Estação Ponte Grande, no prolongamento da Linha 2-Verde, que se expandirá da Penha até a cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo.
Com isso, a primeira estação da capital paulista em território guarulhense começa a sair do papel, reforçando a integração metropolitana. A estação será implantada na Avenida Guarulhos, entre as ruas Vitória e Joaquim Isidoro da Silva, facilitando o acesso de milhares de passageiros diariamente.
Cronograma das obras da Estação Ponte Grande
Segundo o edital da licitação e informações do portal ViaTrolebus, o projeto prevê as seguintes etapas:
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Até 60 dias após assinatura do contrato (prevista para 2025): emissão de ordens de serviço, projeto executivo e início dos serviços ambientais;
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470 dias após assinatura: início das obras civis, estimado para 2026;
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1.199 dias (39 meses): construção da estrutura de concreto que receberá o tatuzão. A previsão é que ele passe pela estação em 2029;
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2.064 dias (5 anos e meio): início da preparação da via permanente e instalação dos trilhos, por volta de 2031;
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2.094 dias: conclusão das obras civis, estimada entre 2031 e 2032.
Expansão inclui cinco novas estações
O novo trecho da Linha 2-Verde terá cerca de seis quilômetros e incluirá cinco estações:
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Penha de França
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Gabriela Mistral
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Fernão Dias
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Ponte Grande
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Dutra
A expansão marca a chegada histórica do Metrô à cidade de Guarulhos, a segunda mais populosa do estado.
Obras já começaram em outras frentes
Em abril, o governo paulista autorizou o início das obras do trecho em direção a Guarulhos, com a assinatura de aditivos contratuais. Os projetos executivos das estações Penha de França e dos poços de ventilação Carlos Meira e Bazuca também estão em elaboração.
Já em março, a tuneladora (tatuzão) chegou à estação Orfanato, conectando as quatro novas estações do primeiro trecho da expansão da Linha 2-Verde, que atualmente liga Vila Madalena a Vila Prudente.