Uma intensa frente fria deve avançar sobre o Brasil a partir desta terça-feira (27) e quarta-feira (28), trazendo tempo severo, chuvas e forte queda nas temperaturas em diversos estados, incluindo a Região Sul, o Centro-Oeste e parte da Região Sudeste. O alerta é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Segundo o instituto, o fenômeno ocorre devido ao choque entre massas de ar quente e frio, favorecendo o avanço de uma massa de ar polar intensa, que poderá provocar o episódio de friagem mais forte do ano na Região Norte, atingindo áreas como Rondônia, Acre e o sul do Amazonas.
“A intensa massa de ar frio empurrada pelo anticiclone presente na retaguarda da frente fria deverá avançar para latitudes mais baixas, evidenciando o episódio de friagem mais intenso ocorrido este ano na Amazônia”, detalha o Inmet.
Neve nas serras do Sul?
A previsão indica que a quinta-feira (29) poderá registrar temperaturas negativas, especialmente nas serras gaúchas e catarinenses, onde há chance de neve. Os termômetros podem marcar entre -3°C e -5°C em pontos altos da região Sul.
Frio também no Sudeste
A massa de ar polar deve atingir também o Sudeste. Em São Paulo, a expectativa é de queda acentuada nas temperaturas, com mínimas de até 10°C na sexta-feira (30). O sul do Rio de Janeiro também pode ser impactado.
Confira a previsão para a cidade de São Paulo, segundo a Meteoblue:
- Segunda-feira (26): entre 15°C e 25°C
- Terça-feira (27): entre 15°C e 27°C
- Quarta-feira (28): entre 18°C e 27°C
- Quinta-feira (29): entre 12°C e 20°C
- Sexta-feira (30): entre 10°C e 18°C
Primeira onda de frio antes do inverno
De acordo com a Climatempo, esta será a primeira onda de frio significativa do ano, com reforço do ar polar entre os dias 31 de maio e 1º de junho. O inverno no Hemisfério Sul começa oficialmente em 20 de junho.
Atenção redobrada
O Inmet alerta para a possibilidade de fenômenos extremos, como geadas, rajadas de vento e acúmulo de gelo em rodovias de regiões serranas. Agricultores, motoristas e pessoas em situação de vulnerabilidade devem estar atentos aos avisos meteorológicos.