Hot Widget

Pesquise aqui

Ads

Guarulhos divulga projetos selecionados nos editais Pontos de Cultura e Prêmio Cultura Viva 2025

Coletivos e entidades culturais de diversas regiões foram contemplados nos dois principais editais do Funcultura; projetos devem ser executados ao longo do ano

Foram divulgados no Diário Oficial de Guarulhos de 9 de maio de 2025 os resultados finais dos editais Pontos de Cultura – 2ª edição e Prêmio Cultura Viva – 2ª edição, que integram a política de fomento direto a coletivos e entidades culturais da cidade. As seleções têm como base a Lei da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e a Política Nacional de Cultura Viva, com recursos do Funcultura (Fundo Municipal de Cultura).

Os editais premiam ações com relevância territorial, continuidade e impacto social. A publicação oficial apresenta os projetos selecionados, os suplentes, as desclassificações e a relação dos proponentes pré-certificados como Pontos de Cultura.

Pontos de Cultura – 2ª edição

Selecionados – Categoria 1: Fomento a Projetos Continuados de Pontos de Cultura

  • Capoeirando Além da História – Associação Desportiva e Cultural de Capoeira Rosa Baiana

Selecionados – Categoria 2: Fomento a Projetos de Cultura Popular e Povos Tradicionais

  • Dos Cordéis e do Armorial – Instituto Cultural Casa dos Cordéis
  • Capacitar é Futuro – Associação do Núcleo Habitacional São José

Também foram divulgadas as listas de projetos suplentes, desclassificados e os proponentes pré-certificados como Pontos de Cultura.

Prêmio Cultura Viva – 2ª edição

Projetos selecionados:

  • Orquestra de Violeiros Coração da Viola
  • Artesãs Mãos que Criam GRU (Pessoa Negra)
  • Coletivo Pankararu (Pessoa Indígena)

Projetos suplentes:
Kyre’ymba’py’atã, Coletivo CICA, Coletivo 308, Arrastão Cultural, Cia Franco, Coletivo Mulheres Escritoras, Beco do Robin, Mulheres que Cantam, Raízes do Bem, Djanguru Sistema de Som, Conexão Fiel Capoeira, Coletivo Editora Letras do Subsolo, Terreiro de Umbanda Maria Bonita e Zé Baiano, Mistério 2D Crew.

A lista também inclui coletivos desclassificados, com motivos como ausência de documentação exigida, inscrição individual (em desacordo com as regras do edital) ou incompatibilidade com os critérios técnicos.

Próximos passos

Os proponentes selecionados devem enviar a documentação complementar, em formato digital, para o e-mail: funcultura@guarulhos.sp.gov.br
Prazo: cinco dias úteis após a data da publicação oficial.