Coletivos e entidades culturais de diversas regiões foram contemplados nos dois principais editais do Funcultura; projetos devem ser executados ao longo do ano
Foram divulgados no Diário Oficial de Guarulhos de 9 de maio de 2025 os resultados finais dos editais Pontos de Cultura – 2ª edição e Prêmio Cultura Viva – 2ª edição, que integram a política de fomento direto a coletivos e entidades culturais da cidade. As seleções têm como base a Lei da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e a Política Nacional de Cultura Viva, com recursos do Funcultura (Fundo Municipal de Cultura).
Os editais premiam ações com relevância territorial, continuidade e impacto social. A publicação oficial apresenta os projetos selecionados, os suplentes, as desclassificações e a relação dos proponentes pré-certificados como Pontos de Cultura.
Pontos de Cultura – 2ª edição
Selecionados – Categoria 1: Fomento a Projetos Continuados de Pontos de Cultura
- Capoeirando Além da História – Associação Desportiva e Cultural de Capoeira Rosa Baiana
Selecionados – Categoria 2: Fomento a Projetos de Cultura Popular e Povos Tradicionais
- Dos Cordéis e do Armorial – Instituto Cultural Casa dos Cordéis
- Capacitar é Futuro – Associação do Núcleo Habitacional São José
Também foram divulgadas as listas de projetos suplentes, desclassificados e os proponentes pré-certificados como Pontos de Cultura.
Prêmio Cultura Viva – 2ª edição
Projetos selecionados:
- Orquestra de Violeiros Coração da Viola
- Artesãs Mãos que Criam GRU (Pessoa Negra)
- Coletivo Pankararu (Pessoa Indígena)
A lista também inclui coletivos desclassificados, com motivos como ausência de documentação exigida, inscrição individual (em desacordo com as regras do edital) ou incompatibilidade com os critérios técnicos.
Próximos passos