Tempo seco e risco de incêndios marcam a semana na Grande São Paulo. Defesa Civil emite alerta vermelho. Veja previsão do tempo até sábado
A Grande São Paulo terá mais um dia de tempo seco, com manhãs frias e tardes quentes nesta quarta-feira (16). De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência) da Prefeitura de São Paulo, a previsão indica mínima de 11°C e máxima de 25°C, com sol predominando ao longo do dia. A mesma tendência se repete na quinta (17) e sexta-feira (18).
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a umidade relativa do ar poderá cair para até 20%, o que agrava os riscos à saúde. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda níveis acima de 60% como adequados
Alerta vermelho para risco de incêndios
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu pela primeira vez em 2025 um alerta vermelho de risco de incêndio para a região metropolitana, válido para quarta (16) e quinta-feira (17). O alerta foi motivado pela baixa umidade, sensação de abafamento e ausência de chuvas significativas.
Segundo o órgão, os níveis de poluição atmosférica estão elevados, o que pode piorar as condições respiratórias, especialmente em crianças, idosos e pessoas com comorbidades.
Frente fria
Embora uma frente fria esteja se aproximando do Sul do país, ela não deve trazer chuvas significativas para São Paulo, atuando de forma limitada. A expectativa é que ela aumente levemente a umidade do ar no sábado (19), mas sem provocar mudanças bruscas no clima seco.
Segundo a Climatempo, essa frente fria já atinge o Rio Grande do Sul nesta quarta, com chuva e queda de temperatura. Antes disso, o calor pode aumentar, elevando ainda mais o desconforto térmico.
Cuidados recomendados
- Beba bastante água
- Evite exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 16h
- Use soro fisiológico em caso de ressecamento nasal
- Evite queimadas e descarte incorreto de lixo
- Mantenha atenção com idosos e crianças