Primeira frente fria deve atingir o Estado no dia 5; segunda onda de frio é esperada para o fim do mês
A primeira frente fria de agosto está prevista para atingir o Estado de São Paulo já na próxima terça-feira (5), segundo alerta da Defesa Civil estadual. A expectativa é de que o sistema avance pelo litoral, provocando pancadas de chuva intensas, acompanhadas de rajadas de vento, descargas elétricas e possibilidade de tempestades severas, especialmente na faixa leste do Estado.
Segundo o órgão, a chuva deve ser resultado do transporte de umidade provocado pelo avanço do sistema frontal. Cidades como São Paulo, Santos, Guarulhos, São Bernardo do Campo e outros municípios da Grande SP podem ser diretamente afetados.
Uma segunda frente fria também é prevista para o fim do mês, com chegada estimada próxima ao dia 27 de agosto. Embora com menor intensidade em relação às chuvas, essa frente será marcada por uma forte massa de ar frio, que promete derrubar as temperaturas em diversas regiões, inclusive no interior do Estado.
“A sensação térmica será mais acentuada nas primeiras horas do dia, com expectativa de manhãs frias após a passagem do sistema”, destacou a Defesa Civil.
Agosto com clima instável e grandes variações de temperatura
O mês de agosto começou com uma condição de neutralidade climática no Oceano Pacífico, sem influência de fenômenos como El Niño ou La Niña, o que favorece a ocorrência de chuvas em partes do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.
Segundo Maria Clara Sassaki, porta-voz da plataforma Tempo OK, o padrão climático deve resultar em grandes variações térmicas, especialmente na metade sul do País.
“Devemos ter entradas frequentes de massas de ar frio e oscilações entre mínima e máxima mais marcadas no interior do Brasil”, explica a meteorologista.
Esse contraste térmico, comum em agosto, é intensificado pela baixa umidade atmosférica ao amanhecer, o que contribui para manhãs geladas e tardes mais quentes.
Fique atento à previsão do tempo
-
Consulte atualizações diárias no site da Defesa Civil do Estado de São Paulo.
-
Baixe o aplicativo de clima de sua preferência e ative notificações para alertas de tempestade e quedas bruscas de temperatura.
-
Em caso de emergências, acione a Defesa Civil pelo telefone 199.