Hot Widget

Pesquise aqui

Ads

EXCLUSIVO | Delegado Mesquita fala ao BTW Guarulhos sobre segurança nas escolas e reforço da ronda escolar

Crédito: BTW Guarulhos

Em entrevista exclusiva ao BTW Guarulhos, a jornalista Rosângela Cafasso conversou com o vereador Delegado Mesquita, que destacou a importância da proteção escolar e as ações que têm sido realizadas para garantir mais segurança aos alunos, professores e funcionários das unidades de ensino de Guarulhos.

Segundo Mesquita, o alerta veio de dentro das próprias escolas:

“Passamos a ter muitas notícias, denúncias e pedidos de socorro vindos das escolas por conta de episódios de violência, ameaças, agressões e crimes praticados contra os alunos dentro e fora das escolas, no entorno das unidades”, relata.

Diante do aumento dos casos, o vereador afirma que passou a realizar pessoalmente rondas nas escolas com maior incidência de violência:

“Eu próprio comecei a ir às portas das escolas, aos arredores, para identificar os problemas. Mas Guarulhos é uma cidade muito grande, então buscamos apoio das forças policiais”, explica.

Ronda Escolar de volta à cidade

Com base nas demandas recebidas, Mesquita levou o tema ao Comando de Policiamento Metropolitano 7 (CPM-7), onde foi recebido pelo coronel Gil, e também à Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em reuniões com o secretário-adjunto Dr. Nico Gonçalves e o secretário Guilherme Derrite.

Pouco tempo depois, o pedido foi atendido:

“Tivemos a boa surpresa de ver a ronda escolar da Polícia Militar de volta à nossa cidade. Continuamos acompanhando para garantir que ela funcione de forma efetiva”, afirma o vereador.

Ele ainda reforça que, caso alguma escola identifique falhas na cobertura, deve comunicar para que a cobrança seja feita junto às autoridades.

Próximos passos e novas cobranças

Mesquita adianta que pretende cobrar também o retorno da ronda escolar realizada pela Guarda Civil Municipal para as unidades de ensino da rede municipal, de forma a ampliar a segurança em todas as escolas de Guarulhos.

“É inadmissível que alunos, professores e funcionários tenham medo de ir ou voltar da escola. A escola precisa ser um ambiente saudável, seguro e tranquilo para todos”, reforça.

Combate às drogas e proposta de escola cívico-militar

Outro ponto levantado pelo vereador foi a necessidade de combater o uso e o tráfico de drogas no ambiente escolar:

“Recebo relatos de alunos usando drogas dentro das escolas. Isso não pode ser tratado como algo normal. Vou continuar combatendo esse problema”, garante.

Para enfrentar essa realidade, Mesquita apresentou um projeto de lei que cria a Escola Cívico-Militar Municipal em Guarulhos.

“Tenho certeza de que, em uma escola cívico-militar, não haverá droga dentro da unidade nem venda na porta. Além disso, haverá segurança no entorno e princípios de respeito, civismo e patriotismo transmitidos aos alunos”, argumenta.

Educação e segurança caminhando juntas

Para o vereador, o investimento em educação é o caminho para reduzir a criminalidade a longo prazo:

“Educação é prioridade para nós. Quando oferecemos uma educação de qualidade, diminuímos a necessidade de construir presídios no futuro. Precisamos formar cidadãos responsáveis, comprometidos com a sociedade e com o bem da cidade e do país”, conclui.

O parlamentar reafirmou que seguirá atuando de forma próxima às escolas, ouvindo a comunidade escolar e cobrando das autoridades competentes melhorias na segurança e na qualidade da educação em Guarulhos. Segundo Mesquita, o objetivo é construir uma cidade onde os jovens possam aprender em um ambiente seguro, com oportunidades de crescimento e longe da violência.