Hot Widget

Pesquise aqui

Ads

Guarulhos passa a oferecer EJA no período diurno e promove integração de novos alunos

Crédito: Gezer Amorim/PMG

 

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, passou a oferecer desde julho deste ano turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no período diurno. A iniciativa atende a uma demanda crescente de pessoas que enfrentam dificuldades para frequentar as aulas à noite, seja por motivos de segurança, distância ou incompatibilidade de horários. Além de ampliar o acesso à educação, a iniciativa proporciona formação em espaços acolhedores e repletos de atividades culturais, educativas nos CEUs e Centros Municipais de Educação.

 

Para celebrar a volta aos estudos, na manhã desta sexta-feira (26), a Secretaria de Educação promoveu um círculo de cultura no Centro de Incentivo à Leitura do CEU Ponte Alta, reunindo estudantes do período diurno para um momento de acolhimento e integração. Durante o encontro, os participantes compartilharam suas histórias de vida, trajetórias de superação e sonhos renovados por meio dos estudos.  O momento contou com um café da manhã especial em referência ao Setembro Amarelo, reforçando a importância do autocuidado, do bem-estar e da autoestima.

 

A retomada da vida escolar é um passo transformador na vida de muitas pessoas que, por diferentes motivos, não puderam concluir a educação básica na idade apropriada. Foram muitos relatos emocionantes e reflexões sobre a importância de ser protagonista da própria história, evidenciando que quando é definido um propósito, é possível superar as dificuldades e acreditar no potencial de cada um, além de abrir caminho para novas conquistas. 

 

O encontro também contou com uma apresentação artística dos alunos Marcelino Martins e Paulo Vitor de Campos, que encantaram o grupo com personagens de palhaço. Além de artistas circenses, eles participam das aulas de teatro do Cemear e realizam ações solidárias em hospitais e instituições, levando alegria a crianças e adultos.

 

As aulas presenciais diurnas da EJA acontecem no Centro Municipal de Educação e Artes (Cemear), com sede na EPG João Alvares, no bairro Macedo; no CEU Ponte Alta, com sede na EPG Edson Nunes Malecka, no Jardim Ponte Alta; e no CEU São Rafael, com sede na EPG José Jorge Pereira. As turmas atendem os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano).