A Federação Paulista de Futebol (FPF) anunciou nesta terça-feira (4) um novo formato para o Campeonato Paulista de 2026, durante o Conselho Técnico realizado no Pacaembu. A próxima edição do torneio estadual será disputada nos moldes da atual Champions League, com mudanças significativas na fase de grupos e no sistema de classificação.
As 16 equipes participantes foram divididas em quatro potes. Cada time enfrentará os adversários de seu pote, além de outros cinco clubes sorteados de diferentes grupos. A medida garante a realização de todos os clássicos — como Corinthians x Palmeiras, São Paulo x Santos e o dérbi campineiro entre Guarani e Ponte Preta.
Com o novo modelo, cada clube disputará oito jogos na primeira fase, que será em formato de pontos corridos. Os oito primeiros colocados avançam para as quartas de final, realizadas em jogo único, assim como as semifinais. A FPF ainda avalia se a final será disputada em jogo único ou em duas partidas (ida e volta).
De acordo com a entidade, a mudança foi necessária em razão do novo calendário da CBF, que entrará em vigor em 2026 e reduzirá o número de datas disponíveis para os campeonatos estaduais.
A abertura do Paulistão 2026 está marcada para o dia 11 de janeiro, e a final acontecerá em 8 de março.
O Corinthians, campeão da edição de 2025, defenderá o título no novo formato, que promete mais competitividade e equilíbrio técnico na disputa.
