Hot Widget

Pesquise aqui

Ads

Ciclone provoca rajadas de até 96 km/h em SP; Defesa Civil alerta para risco entre 14h e 16h

 Rajadas de até 96 km/h atingem São Paulo devido a um ciclone extratropical. Defesa Civil alerta para riscos entre 14h e 16h


As fortes rajadas de vento que atingiram o Estado de São Paulo na manhã desta terça-feira (10) chegaram a 96 km/h na capital e a 86 km/h em Santos, segundo informações atualizadas da Defesa Civil. A instabilidade é causada pela atuação de um ciclone extratropical, que continua influenciando o litoral do Sudeste e elevando o risco de quedas de árvores, interrupções de energia e danos estruturais.

Até o fim da manhã, 46 ocorrências de quedas de árvores foram registradas na capital e Grande São Paulo, provocando bloqueios viários, queda de fiação e instabilidade no fornecimento de energia. A Defesa Civil mantém comunicação direta com Corpo de Bombeiros, empresas de água e concessionárias de energia para acelerar os atendimentos.

A orientação oficial é que os moradores evitem sair às ruas durante o pico dos ventos, busquem abrigo em locais seguros e mantenham distância de áreas com risco de queda de árvores, telhados frágeis, placas metálicas e estruturas temporárias. A força do vento pode projetar objetos soltos e causar ferimentos graves.

As regiões mais afetadas incluem cidade de São Paulo, Grande SP (com atenção especial aos corredores Oeste e ABC), Vale do Paraíba, litoral paulista, Campinas e Sorocaba. A previsão indica que a velocidade dos ventos diminui gradualmente ao longo da tarde, caindo para cerca de 60 km/h, e deve chegar aos 50 km/h no período noturno.