Hot Widget

Pesquise aqui

Ads

Tempo muda em São Paulo: semana começa fresca, mas calor e chuva intensa retornam a partir de quarta

Crédito: Flickr

A semana começa com temperaturas mais amenas na cidade de São Paulo, reflexo da frente fria que avançou sobre a capital no domingo (4). No entanto, o alívio no calor deve durar pouco. A partir de quarta-feira (7), os termômetros voltam a subir, trazendo também pancadas de chuva e risco de temporais.

De acordo com a Climatempo, os primeiros dias da semana ainda serão influenciados por ventos úmidos vindos do oceano, o que mantém o céu com muita nebulosidade e possibilidade de garoa, principalmente à noite.

Segunda e terça ainda com clima ameno

Nesta segunda-feira (5), a capital paulista terá céu predominantemente nublado, com chance de chuviscos no período da noite. As temperaturas ficam mais baixas, com mínima em torno de 16°C e máxima que não deve passar dos 23°C.

Na terça-feira (6), o dia ainda começa com bastante nebulosidade, mas o sol aparece entre nuvens ao longo do dia, favorecendo uma leve elevação das temperaturas. Os termômetros variam entre 15°C e 26°C na Grande São Paulo.

Calor e chuva voltam a partir de quarta

A partir de quarta-feira (7), o cenário muda. O ar mais quente volta a ganhar força, elevando as temperaturas e aumentando a instabilidade atmosférica. As tardes passam a ser mais quentes, seguidas por pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de rajadas de vento e temporais isolados.

A previsão indica:

  • Quarta-feira (7): mínima de 17°C e máxima de 28°C
  • Quinta-feira (8): mínima de 18°C e máxima de 28°C
  • Sexta-feira (9): mínima de 19°C e máxima de 29°C

Defesa Civil mantém gabinete de crise

Diante da previsão de chuvas intensas neste início de ano, o Governo do Estado de São Paulo mantém ativo o gabinete de crise, com ações coordenadas de prevenção e resposta junto aos municípios.

Desde o início da Operação Chuvas, a Defesa Civil contabiliza nove mortes no estado, causadas por ocorrências relacionadas aos temporais. O reforço das ações inclui o monitoramento de áreas de risco e a mobilização de 5,4 mil agentes dentro da Operação Verão Integrada, especialmente no litoral paulista.

Além disso, exercícios simulados foram realizados em cidades como Santos, Ilhabela, São Sebastião, Guarujá e Cubatão, com orientações à população sobre como agir em casos de alagamentos, deslizamentos e quedas de árvores.