A cada matéria no BTW Guarulhos, esta jornalista apaixonada por cultura e vivências adentra cada vez mais ao cenário da arte e música da cidade.
Guarulhos possui uma diversidade cultural rica e o BTW Guarulhos entrevistou o soundman guarulhense Jamil - Djanguru Sistema de Som - para esta matéria recheada de curiosidades sobre a cultura Sound System.
Jamil do Djanguru Sound |
O fenômeno do Sound System está firmemente enraizado na década de 1950 em Kingston, Jamaica. Jamil falou sobre essa parte histórica e o movimento cultural que traz vertentes da música jamaicana, como o ska, rocksteady, roots reggae, dub, dancehall e atualmente muito do UK Steppa.
“O Sound System surgiu na Jamaica, a princípio tocando Soul e R&B, ou outros subgêneros da música negra norte-america. Em 1962, a Jamaica deixou de ser colônia britânica, e o ritmo que embalou o movimento da independência do país foi o Ska*, o primeiro gênero musical originalmente jamaicano. Com a independência e possiblidade de migração para o Reino Unido, uma expressiva comunidade jamaicana se instalou em Londres. Dessa forma, o Sound System se desenvolveu paralelamente na Jamaica e Inglaterra, desde então. Equipes de DJs começaram a construir suas próprias caixas, promoverem festas de rua e em salões e criaram uma estética própria, revolucionando o conceito de Sistema de Som”.
Enormes caixas de alto-falantes, amplificadores e toca-discos eram carregados de um lado para outro. Aos poucos essa cultura se espalhou por todo o globo, e não demorou pra isso chegar no Brasil, complementa Jamil.
Djanguru Sistema de Som, Favela da 13, 2019. Foto: Arquivo pessoal/Jamil. |
Durante a década de 80, a música e cultura jamaicanas desembarcaram no Brasil, precisamente em São Luiz do Maranhão. Equipes de Sound System começaram a surgir na capital maranhense, noemados de Radiolas, batizando a cidade como “jamaica brasileira”. O site Mapa Sound Systen publicou um e-book contando sobre a história do Sound Systen no Brasil e pode ser acessado através do link: https://radiolaurbana.blogosfera.uol.com.br/2019/08/28/livro-mapeia-120-sounds-systems-de-musica-jamaicana-no-brasil/
Jamil lembra que foi durante a entrada do milênio que aconteceu o surgimento de equipes em São Paulo e Rio de Janeiro. As primeiras equipes de Sound System começaram tocando em salões no centro da cidade, e em praças nas periferias da capital paulista.
Djanguru Sistema de Som na Praça das Pedras, 2019. Foto: Arquivo pessoal/Jamil. |
“Nas primeiras vezes que tocamos na Praça das Pedras, as pessoas assistiram as apresentações sentadas. Com o passar do tempo, viram que podiam se movimentar e ocupar o espaço. Depois de dois a três anos, a comunidade já tinha uma relação mais direta com a cultura, e uma massa dançante se formava em frente as caixas, entendendo melhor a dinâmica daquele tipo de apresentação”.
Jamil comenta que após as primeiras apresentações surgiram novas equipes, estimando que atualmente há mais de dez equipes de Sound System em Guarulhos.
Djanguru Sistema de Som na Rua 24 de Maio, Centro de SP, durante o SP NA RUA, 2019. Foto: Arquivo pessoal/Jamil. |
“Em uma equipe de Sound System, além das grandes caixas de som - paredão - cada pessoa tem sua função. O operador de som é o responsável pela operação de áudio e efeitos, o seletor cuida do acervo de discos e sequência de som, e o Deejay/Toaster (espécie de MC) cria versos e rimas, além de interagir com o público no microfone”.
Atualmente, o Djanguru promove a “Segunda Artesanal” em parceria com o Ateliê Agregado, do artista SRPK. Os encontros, sempre com discotecagem do Djanguru e cardápio de cervejas artesanais produzidas em Guarulhos e Grande São Paulo, contam com abertura de exposições ou vivências/live paints com artistas visuais da cidade.
Imagem: divulgação Djanguru Sound |
No próximo dia 10 de setembro, o Djanguru Sistema de Som promove um baile de comemoração dos seus 10 anos de atividade, no Pista 4 Eventos, recebendo os Djs Junior Leão (S. J. dos Pinhais/PA) e Lucas Pio (Guarulhos), e as cantoras paulistanas Sista Chilli e Sista Mari.
*Ska: gênero musical jamaicano originado da mistura de ritmos caribenhos como o Mento e o Calipso com ritmos negros norteamericanos como o Jazz e o R&B.