Ativista indígena e professora traz para o debate sua visão sobre preservação do meio ambiente e a responsabilidade sociopolítica para brecar mudanças climáticas.
Crédito: Jef Delgado/Spotify |
Em sua terceira temporada, o podcast Original Spotify Mano a Mano, comandado pelo rapper Mano Brown, recebe Txai Suruí, ativista e estudante de direito, no episódio que foi ao ar nesta quinta-feira (15).
Txai Suruí fala, sobretudo, das causas indígenas, suas descobertas com relação à sua identidade, além de apontar preocupações ambientais, socioeconômicas e com relação a políticas de direitos humanos. Escute grátis no Spotify.
Na conversa com o MC, Txai chama atenção para o fato de que o Brasil, desde a colonização, não foi mais um lugar seguro para povos indígenas e que, de alguns anos para cá, a situação piorou com desmatamento e ameaças aos defensores do meio ambiente.
“Quem são os verdadeiros inimigos dos líderes [indígenas]?”, questiona Mano Brown, ao passo que Txai afirma não haver um inimigo só, já que são vários os problemas que atingem diversas comunidades indígenas.
“O que está acontecendo na terra indígena Yanomami, por exemplo, são violações de direitos humanos. Mais do que atentados, ataques. Deveria ser uma preocupação pro mundo inteiro. Garimpo, invasão, retirada ilegal de madeira, grilagem. Tudo isso leva a violência”, afirma.
Para a ativista, a população não-indígena só se sensibilizará com a causa dos povos originários quando conhecer de fato as culturas, os costumes e que o primeiro passo para alcançar uma realidade como esta é trazer o debate para um lugar de visibilidade.
O podcast Original Spotify Mano a Mano, apresentado por Mano Brown, tem episódios inéditos todas as quintas. Nos episódios anteriores, Mano Brown recebeu o ator e apresentador Gregorio Duvivier, a filósofa e ativista Angela Davis, o cantor Djavan, a atriz e cantora Linn da Quebrada, o doutor em Direito, Advogado e professor Silvio Almeida, o ex-jogador e comentarista Walter Casagrande, o Padre Júlio Lancellotti e o lutador Charles do Bronx.