Hot Widget

Pesquise aqui

Drik: amor e arte, uma história de superação

Por Rosângela Cafasso

Amor e superação, nossa segunda entrevistada para a série Arte Urbana em Guarulhos - Mulheres na Cena do Grafite emociona a todos por sua história de vida


A artista visual grafiteira Drik cria cenários envolvendo natureza, a coruja é o elemento que está mais presente em suas intervenções. Imagem: arquivo pessoal

Drik contou para esta jornalista, apaixonada por arte, como entrou na cena do grafite pelas mãos de seu marido, o grafiteiro FND, e como superou a situação vivida por sua filha.

A artista, formada em Letras, já atuou como professora na rede pública de ensino, mas sua vida estava voltada para cuidar de sua filha, que passava por um momento de grande depressão.

 Drik está ativamente inserida na cena da arte urbana em Guarulhos, o processo começou após conhecer o seu marido, FND. Imagem: arquivo pessoal

Drik conta que foi uma época difícil em que buscava ajuda para tratar sua filha, uma adolescente que se automutilava. Depois de bater de porta em porta na rede de saúde pública, Drik conseguiu o apoio de um médico psiquiatra do SUS que acolheu e cuidou de sua filha.

Embora tenha se recuperado, as cicatrizes permaneceram, e foi então que Drik retomou a busca por meios para ajudar sua filha a recuperar a autoestima. Assim, ela procurou tatuadores que pudessem fazer algo que a ajudasse nesse processo de superação.

Drik grafitando muro autorizado. Imagem: arquivo pessoal

Neste período, seu primo indicou um amigo, o artista grafiteiro FND, que na época era tatuador. Prontamente, FND se sensibilizou com a situação e iniciou o processo de cobertura das cicatrizes da adolescente. Drik e FND ficaram amigos e, mais tarde, a relação se tornaria uma grande parceria na cena da arte urbana da cidade.

Com o tempo, a afinidade entre eles se mostrou mais forte e o sentimento se transformou em amor. Cada encontro pulsava ainda mais seus corações, fortalecendo a conexão que havia entre eles.

Trabalho realizado por Drik no Beco do Robin. Imagem: arquivo pessoal

Drik e FND começaram a namorar pouco antes da pandemia. Nessa época, FND já grafitava muros pela cidade e Drik passou a acompanhá-lo nos fins de semana, dando caronas para o artista e observando-o em ação no processo criativo.

Durante a pandemia, FND convidou Drik para trabalhar com ele no grafite. Drik havia acabado de perder seu emprego e foi nesse momento que entrou de vez para a cena do grafite. A artista já tinha habilidade com tintas e pintava panos para enxovais de bebês. FND logo se tornou seu maior incentivador e Drik iniciou na arte urbana através das técnicas de preenchimento e manuseio do spray.

Primeiro grafite realizado pela artista. Imagem: arquivo pessoal

Durante a pandemia, Drik começou a se dedicar mais intensamente ao grafite, em parceria com FND, a artista lembra do seu primeiro trabalho: “foi uma coruja, fiz na casa de um amigo”.

Desde então, já se passaram três anos desde que Drik começou a atuar na cena do grafite, sempre buscando novas formas de expressão e oportunidades para mostrar sua arte.

- Apoio -


Primeiro trabalho em grafite realizado pela artista Drik. Imagem: arquivo pessoal

A artista Drik participou de uma ação coletiva voluntária em novembro de 2021, na qual artistas da cidade realizaram trabalhos em grafite para compor o Painel da Diversidade, instalado no muro lateral da nova sede da Subsecretaria da Diversidade de Guarulhos. Drik retratou a pintora mexicana Frida Kahlo.

Arte realizada em Mogi das Cruzes de autoria da artista Drik. Imagem: arquivo pessoal

Drik conta que está cada vez mais ousando na arte, num evento de grafite em Mogi das Cruzes, a artista criou uma personagem preta com turbante como forma de representar a mulher e dar visibilidade a suas raízes.

Drik, além de grafiteira, trabalha com artes plásticas. Imagem: arquivo pessoal

A artista está cursando a graduação em Pedagogia na UNG (Universidade de Guarulhos) e pensa em continuar os estudos para aprimorar sua arte. Em relação a sua filha, a artista conta com orgulho o seu progresso:
“Minha filha é uma menina muito dedicada aos estudos, fez curso técnico em Administração e agora está na faculdade de Direito”.

Drik e FND trabalham juntos no grafite comercial. Imagem: arquivo pessoal

A artista não para de surpreender. Atualmente, Drik e FND estão em constante sintonia, desenvolvendo trabalhos no grafite comercial, embelezando escolas e comércios na cidade. A empresa gera empregos e atualmente conta com oito funcionários.

As matérias da série Arte Urbana em Guarulhos são protegidas por Direitos Autorais, sendo vedada a reprodução, distribuição ou comercialização de qualquer material ou conteúdo dele obtido, sem a prévia e expressa autorização do BTW Guarulhos.

Siga o BTW Guarulhos nas redes sociais: FacebookInstagramTwitter e KOO App.  

Top Post Ad

Below Post Ad