Hot Widget

Pesquise aqui

Capital: confira a programação das instituições culturais para o mês das Mulheres

 Bibliotecas, Museus, Oficinas Culturais e Fábricas de Cultura apresentam diversas atividades no mês de março

 

Sede Paço das Artes. Imagem: divulgação

As instituições da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo prepararam programações especiais em março para celebrar o Mês das Mulheres. Entre elas, curso para a criação de HQs, oficinas artísticas, crítica literária feita por mulheres, declamação de poesia, feira de empreendedorismo e debates sobre a liderança feminina.

 

Confira abaixo a programação dos equipamentos culturais:

 

 

Biblioteca de São Paulo


Curso Mulheres e Quadrinhos
A BSP celebra o mês da mulher provocando a reflexão sobre os direitos das mulheres e a equidade de gênero. Destinada a participantes de qualquer identidade de gênero, o curso de HQs traz técnicas básicas de produção e roteiro, do rascunho à colorização. Como exercício prático, os participantes vão criar uma HQ contando a história de uma mulher inspiradora, empoderada, que trilhou o caminho da emancipação feminina e que inspira novas gerações a lutarem por seus direitos. Público: pessoas a partir de 14 anos.
Data: inscrições a partir de 17/02 e o curso será nos dias 18/03 e 25/03
Horário: 13h às 17h
Mais informações em: Link
 


Biblioteca Parque Villa-Lobos


Oficina Ilustrar com Pincéis
Nesse encontro, os participantes irão conhecer a tinta sumi (de fuligem vegetal) e aprender a usar essa técnica . E a partir da leitura de poemas escrito por mulheres criar imagens para ilustrar cada um deles. Público:  pessoa a partir de 14 anos.
Data: 10/03
Horário: 14h às 17h
Mais informações em: Link 



Casa Guilherme de Almeida


Perfis de Baby de Almeida
Visita temática presencial que terá Belkiss Barroso do Amaral, mais conhecida como Baby. Baby foi musa, esposa, mãe e a primeira pessoa a atuar no processo de musealização da casa onde o poeta Guilherme de Almeida viveu.
Data: 12/03
Horário: 14h às 15h
Mais informações em: Link



Casa Mário de Andrade


As “Mães” de Mário de Andrade e a culinária na casa da Rua Lopes Chaves
As relações entre Mário de Andrade, a culinária e as mulheres com as quais o modernista conviveu no cotidiano doméstico e que tiveram papel marcante na trajetória do escritor. Essa é a história que será contada em um curso de 2 horas por meio da plataforma Zoom. Inscrições até 9/03.
Data: Quintas-feiras, 9/03, 16/03, 23/03 e 30/03
Horário: 19h às 21h
Mais informações em: Link
 


Casa das Rosas


A crítica literária feita por mulheres
Curso focado na produção representativa de crítica literária de autoria feminina ao longo da história. Plataforma on-line (Zoom ou Meet).
Data: Terças-feiras, 7/03, 14/03, 28/03 e 7/04
Horário: das 19h às 21h
Mais informações em: Link

Declama, mulher!
Sarau do coletivo “Declama mulher!”, dividido em dois momentos: o primeiro com apresentações de artistas convidadas e a segunda com o microfone aberto para quem quiser declamar poemas de autoria feminina
Data: 11/03
Horário: 16h
Mais informações em: Link
 

Slam das Minas
O Slam das Minas de São Paulo promove uma disputa de poesia falada com autoria feminina e trans. A “batalha” será em três rodadas, duas de competição geral entre participantes e a última apenas de finalistas.
Data: 18/03
Horário: 17h
Mais informações em: Link
 


Museu da Língua Portuguesa


Programação Dia das Mulheres
O protagonismo das mulheres é o destaque do Museu da Língua Portuguesa neste mês de março com visitas educativas temáticas), Sarau Língua Afiada e Plataforma Conexões.
Data: 08/03, 18/03 e 24/03
Horário: a definir
Mais informações em: Link
 


Museu do Futebol


Feira Ilê-Ifé de Afroempreendedoras
A Feira Ilê-Ifé de Afroempreendedores realiza uma edição especial com empreendedoras mulheres, na área externa do Museu do Futebol. As expositoras apresentarão produtos de moda, culinária, artesanato e outras criações independentes. Um grupo de samba formado só por mulheres anima a programação.
Data: 11/03
Horário: das 10h às 17h
Mais informações em: Link 
 


Museu da Imagem e do Som


Programação para o mês das mulheres
Seguindo a tradição da programação anual, o MIS celebra, na ocasião do Dia Internacional da Mulher, a carreira de uma atriz destaque no cenário audiovisual internacional. Neste ano, as homenagens são para Marília Pêra, que completaria 80 anos em janeiro. Com a exibição gratuita de mais de dez títulos diferentes, a mostra traz diversas facetas de Marília no cinema, em parcerias memoráveis: com Fernanda Montenegro, em "Central do Brasil"; Paulo José em "O rei da noite" e José Wilker em "Dias melhores virão".
Data: 07 a 12/03
Horário: diversos horários, de acordo com a programação 
Mais informações em: Link 
 


Paço das Artes


Exposição "NÓS - Arte & Ciência por mulheres"
A exposição "NÓS - Arte & Ciência por mulheres" traz a trajetória das mulheres na produção do conhecimento, desde a sabedoria ancestral das feiticeiras e curandeiras até a presença das mulheres nas instituições científicas hoje.
Data: 18/03
Horário: a definir
Mais informações em: Link
 


Museu das Favelas


Workshop: Empreendedoras Negras
Nessa atividade, a idéia é promover um encontro com empreendedoras na semana dedicada à comemoração ao Dia Internacional da Mulher
Data: 25/03
Horário: a definir
Mais informações em: Link
 


Museu Afro Brasil Emanoel Araujo


Múltiplas Vozes Femininas -- Lançamento de catálogo e Encontro com artistas
Lançamento do catálogo da exposição "Múltiplas vozes femininas". Inaugurada no dia 30 de julho de 2022, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e ao Dia Nacional de Tereza de Benguela (25 de julho), a mostra trouxe ao público produções de 28 artistas presentes no acervo da instituição.
Data: 11/03
Horário: 15h
Mais informações em: Link 
 


Museu de Arte Sacra de São Paulo


Programação Dia das Mulheres
O Museu de Arte Sacra de São Paulo, no Dia Internacional das Mulheres, preparou a entrada gratuita para o público geral e a entrega de 1 (um) catálogo das exposições para as mulheres.
Data: 8/03
Horário: das 09 às 17h e das 19h às 20h30
Mais informações: Link
 


Museu das Culturas Indígenas


Os caminhos do protagonismo
O Museu das Culturas Indígenas terá a roda de conversa “Os caminhos do protagonismo”. A atividade propõe pensar e discutir a presença da mulher indígena, o protagonismo diário, seus lugares, suas frentes -- na saúde, na arte, na educação, na política, entre outros. O dia ainda terá Brisa Flow com a vivência política e artística na oficina de confecção de bandeiras com uma intervenção no prédio do MCI. Em seguida, uma visita ao Museu e suas exposições.
Data: 23/03
Horário: das 10h às 16h
Mais informações em: Link 
 


Museu da Diversidade Sexual


Série de vídeos - Mulheridades
O projeto trará diferentes formas de mulheridade e intersecionalidades, onde essas mulheres contarão histórias e falarão sobre papéis de gênero, autoidentificação e o que mais elas acharem importante.
Data: a partir de 8/03
Horário: a definir
Mais informações em: Link 
 


Oficina Cultural Juan Serrano


Colares artesanais para adornar: núcleo de capacitação artística para mulheres
Capacitação artística para produção de colares a partir da linguagem e técnicas da joalheria contemporânea artesanal com uso de materiais como fios de malha, algodão, aviamentos, botões, pequenos objetos. Os colares produzidos poderão ser levados para casa sem custos! Obs: Todo material será fornecido gratuitamente!
Data: inscrições de 13/02 a 13/03 e oficinas de 15/03 a 29/03
Horário: 14h30 às 17h
Mais informações em:
Link 
 


Oficina Cultural Alfredo Volpi


Sarau e lançamento do livro “Travessias”
O lançamento conta com acessibilidade em libras e será exibido em live nas redes sociais do projeto @procuromulheresquesonhamfuturo. Com um piquenique, o evento inclui a distribuição gratuita de exemplares do livro Travessias e um sarau com mulheres com mais de trinta anos que poderão apresentar obras inéditas como incentivo a quem ainda quer começar uma carreira artística.
Data: 18/03
Horário: sábado, das 14h às 15h30
Mais informações em:
Link 



Fábrica de Cultura Sapopemba


Encontro de Leitores -- Mulheres Que Escrevem
A autora Virginia Woolf revela em uma entrevista: “Ainda vai levar muito tempo até que uma mulher possa se sentar e escrever um livro sem um fantasma que precise matar, sem uma rocha que precise enfrentar”. Tendo como base essa reflexão, para comemorar o Dia Internacional das Mulheres, a equipe da Bibliotech propõe um olhar sobre a estética de mulheres escritoras: Audre Lorde, Isabel Allende, Mary Del Priore entre outras.
Data: 8/03
Horário: 15h
Mais informações em: Link 

 


Fábrica de Cultura Brasilândia


Onde estão as mulheres negras no dia 8 de março?
A partir do livro “A liberdade é uma luta constante” de Angela Davis iremos refletir sobre o dia 8 de março, a luta de mulheres negras e qual foi o espaço destinado para elas nesse período histórico e a importância de pensar o feminismo negro e as especificidades do que é ser uma mulher negra.
Data: 24/03
Horário: 14h às 15h30
Mais informações em:
Link 
 


Fábrica de Cultura Capão Redondo


Festival afirma mulher 
Neste evento, o Coletivo Samba Rock Nato pretende difundir e fomentar a Cultura Samba Rock através da dança e baile com músicas específicas do samba rock. Aproveitando o mês que se comemora o Dia Internacional da Mulher, teremos uma mega aula de charme e floreios femininos com as Professoras Bete Aduke e Mariana Santos e roda de conversa intermediada pela Psicóloga Luana Mauricio sobre empoderamento e autoestima, exaltando a importância da mulher no cenário do samba rock.
Data: 26/03
Horário: 14h às 18h
Mais informações em:
Link
 

 

Siga o BTW Guarulhos nas redes sociais: FacebookInstagramTwitter e KOO App.  

Top Post Ad

Below Post Ad