Capacitação sobre dietas para pacientes disfágicos envolveu nutricionistas e fonoaudiólogos
A Universidade Guarulhos (UNG) capacitou, na última segunda-feira (19), 33 profissionais da saúde, entre nutricionistas e fonoaudiólogos que atuam na Prefeitura do Município, com aula prática sobre dietas para pacientes disfágicos.
Durante a prática no laboratório de Gastronomia, a professora Bianca Volpon mostrou aos participantes como fazer mingau de banana e canela com chá espessado como opção de refeição pastosa para o café da manhã. Para o almoço, um prato composto por arroz com brócolis, feijão, batata, cenoura e carne moída, além de suco de morango espessado e purê de maçã de sobremesa.
A capacitação contou com a presença das coordenadoras dos cursos de Nutrição e Fonoaudiologia da UNG, Suzana Lopes e Anna Carolina Duarte, respectivamente. A TV UNG também esteve no local para gravação das receitas apresentadas.
Segundo a professora Suzana, a orientação é fundamental para esses profissionais, já que os pacientes com disfagia têm dificuldade ou incapacidade para mastigar e engolir alimentos.
“É preciso conhecimento na preparação das refeições para facilitar e fazer com que o paciente tenha o prazer de comer e saborear os alimentos, evitando assim perda de peso, desidratação e até desnutrição”, explicou.