Hot Widget

Pesquise aqui

Ads

Festival das Marias no Brasil tem programação no Mundo do Circo na zona norte de São Paulo

 Evento traz programação com criações femininas em literatura, cinema e circo, além de atrações para a infância 

Nós Podemos. Crédito: Yasmin DibCrédito: 

A quarta edição do Festival das Marias, Festival Internacional de Artes no Feminino acontece no Brasil nos dias 06, 07, 08 e 10 de outubro de 2023, com programação no O Mundo do Circo, no MIS - Museu da Imagem e do Som de São Paulo e no Teatro Sérgio Cardoso, equipamentos da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo. O acesso a toda a programação é gratuito.

 

Abrindo o Festival das Marias no Brasil (06/10), as atrações ocorrem no Mundo do Circo, no Parque da Juventude, zona norte de São Paulo, com os espetáculos Na Casa da Rosa, com a Companhia das Rosas, às 11h, e Nós Podemos!, com o Coletivo Amazonas, às 15h30.

 

A programação no MIS começa no dia 07/10, sábado, às 13h30, com uma Mesa Redonda sobre o Empoderamento da Mulher da Periferia pela Literatura. Com mediação de Raquel Oliveira, o bate-papo recebe as escritoras Esmeralda Ribeiro e Jô Freitas que, na sequência, participam de uma sessão de autógrafos.

 

dia 8/10, domingo, será dedicado ao primeiro Festival das Mariazinhas com programação para as crianças. Das 10h às 13h, várias ações, intervenções e atividades voltadas para o público infantil são comandadas pela Cia Caju Azul (Clubinho do Livro) e Painé Santamaria (Figaza Show). Às 14h, tem sessão de cinema: Tarsilinha, de Célia Catunda e Kiko Mistrorigo. Na sequência, às 15h30, o Núcleo Educativo MIS comanda a Oficina Cine Kids, atividade lúdica pautada pelo universo de Tarsila do Amaral.

 

Para marcar o Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher - 10 de outubro, a programação do festival traz a exibição - no MIS - de dois filmes da cineasta franco-argelina Mounia MeddourPapicha, às 17h, e Dançando no Silêncio, às 19h. E no Teatro Sérgio Cardoso, três atrações circenses: Pernaltas, com Cia Caju Azul, Bambolês, com Bárbara Francesquine, e Desvitruviana, com Beatriz Everard, a partir das 18h.

 

Festival das Marias, Festival Internacional de Artes no Feminino nasceu em Portugal, em 2019, sob a égide do protagonismo feminino, passando a ocorrer no Brasil em 2020, com direção geral de Adriana Belic (Belic Arte.Cultura) e curadorias convidadas a cada edição. Com foco na valorização da criação artística feminina, sua programação multidisciplinar gira em torno de criações e de temas que abordam o feminino. Concebido sob os pilares das ODSs 5 e 16 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Igualdade de Gênero e Cultura de Paz), a edição brasileira é encerrada em 10 de outubro por ser esse o Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher. Em 2023, o  Festival das Marias no Brasil é idealizado e organizado pelas portuguesas CADAC - Companhia Alentejana de Dança Contemporânea e Cia Teatro Lendias d’Encantar e pela brasileira Belic Arte.Cultura; e realizado pela APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte, MIS - Museu da Imagem e do Som de São Paulo e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.



Programação

 

Evento: Festival das Marias - Festival Internacional de Artes no Feminino e Festival das Mariazinhas 2023

Data: 06 a 10 de Outubro de 2023 - São Paulo/SP, Brasil

06/10 - O Mundo do Circo

07, 08 e 10/10 - MIS - Museu da Imagem e do Som SP

10/10 - Teatro Sérgio Cardoso

Acesso gratuito em toda a programação.

Programação e informações: www.festivaldasmarias.com.br e @marias.festival.

 

Local: O Mundo do Circo

Parque da Juventude. Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Carandiru. SP/SP.

Nas redes: @omundodocircosp.

 

06 de outubro - sexta-feira

 

11h  Espetáculo: Na Casa da Rosa

Com: Companhia das Rosas - Duração: 30 min. Classificação: Livre.

 

Sinopse: Rosa é uma menina que ama o circo. Em sua casa, ela adora brincar de mudar os móveis de lugar. Seu modo inusitado de enxergar seu lar transforma a casa em um lugar mágico onde pode realizar peripécias arriscadas e inventar seu próprio circo. Cada vez que transforma o espaço, ela vive os desafios de ser uma acrobata, os riscos e a magia de ser uma equilibrista e o encantamento e as surpresas de ser uma mágica. Cada vez que que muda as coisas de lugar, ela também se transforma.

 

15h30 - Espetáculo: Nós Podemos!

Com: Coletivo Amazonas - Duração: 60 min. Classificação: Livre.

 

Sinopse: Com números circenses o espetáculo Nós Podemos! retrata de forma poética a dura rotina da mulher periférica, partindo de histórias de vida de suas protagonistas e outras grandes mulheres periféricas. Com o lema “mulher você é forte e irá mudar o mundo”, demonstra suas lutas diárias para alcançar um lugar numa sociedade preconceituosa. O espetáculo do Coletivo Amazonas reverencia a força da mulher contemporânea com a garra das guerreiras da Grécia Antiga, mulheres desbravadoras que transformam o olhar sobre o mundo. O elenco composto por seis mulheres que representam características diferentes, resistência, independência, força, resiliência, determinação e coragem. Juntas realizam um show incrível de acrobacias, equilíbrio e contorcionismo.

 

Local: MIS – Museu da Imagem e do Som - SP

End.: Avenida Europa, 157 - Jardim Europa. SP/SP.

Tel: (11) 2117-4777. Nas redes: FB - @museudaimagemedosom | IG - @mis_sp

 

07 de outubro - Sábado

 

13h30 Mesa Redonda

Tema: Empoderamento da Mulher da Periferia pela Literatura

Autoras convidadas: Esmeralda Ribeiro e Jô Freitas

Coordenação: Raquel Oliveira 

Local: Auditório do MIS (172 lugares). Duração: 2h.

 

15h - Tarde de Autógrafos

Autoras: Esmeralda Ribeiro e Jô Freitas

Local: Área Externa. Duração: 3h.

 

As autoras participam de sessão de autógrafos. A cordelista Auritha Tabajara apresenta seu primeiro livro, o romance Coração na Aldeia, Pés no Mundo. A baiana Jô Freitas traz Goela Seca, livro de contos sobre a vida de uma jovem negra, da infância à adolescência. E a jornalista e escritora Esmeralda Ribeiro apresenta 12 títulos, incluindo o lançamento recente, Flores de Baobá - Das Raízes à Colheita (do coletivo do qual que faz parte), escrito por sete mulheres negra, em vários gêneros (crônica, poesia, conto e romance), e exemplares da série anual de contos e poemas Cadernos Negros

 

08 de outubro – Domingo

Festival das Mariazinhas 

10h às 13h - Ações, intervenções e atividades lúdicas para acrianças

Atividades: Clubinho do Livro - com Cia Caju Azul

Espetáculo: Figaza Show - com Painé Santamaria

Local: Foyer do Auditório do MIS. Livre.

 

Clubinho do Livro é um projeto da Cia Caju Azul que tem o livro como protagonista. Comandado por Juliana Roberta, o Clubinho cria um espaço lúdico e propõe diversas atividades como leituras, vivências, brincadeiras, oficinas coletivas e trocas de livros.

 

Figaza Show é um espetáculo da palhaça Figaza, interpretada por Painé Santamaria, que reúne atrações animadas com malabarismo, balões, bolas de cristal, música ao vivo e bolhas de sabão. A apresentação traz números curtos, um pot-pourri da palhaça Figaza em seu clássico show de rua, “todo terreno”, como ela própria diz. Essa palhaça ágil, de respostas rápidas, traz destreza, muito jogo com o público e as mais absurdas soluções para os problemas que se apresentam. Figaza show um solo-feminino clássico de palhaça de rua.

 

14h - Cinema: Cine Kids

Filme: Tarsilinha (animação)

Local: Auditório do MIS (172 lugares)

Ingressos por ordem de chegada na bilheteria do MIS.

As crianças devem estar acompanhadas de uma pessoa adulta.

 

Tarsilinha - Direção: Célia Catunda e Kiko Mistrorigo. Brasil. 2022. 94 min. Livre.

Sinopse - Tarsilinha descobre que a Lagarta roubou a memória de sua mãe e se lança em uma aventura para recuperá-la. Ela entra em um mundo fantástico, povoado por estranhos seres, onde precisa buscar aliados e enfrentar inimigos. Superada a crise e o susto iniciais, a guerreira em Tarsilinha desperta, as habilidades para se adaptar e usar seu julgamento vêm à tona. Ela conhece o Sapo, um mentor atrapalhado e cômico, que lhe dá as primeiras dicas sobre como se movimentar naquele lugar. A menina vai encontrando pistas pelo caminho, na forma das próprias lembranças roubadas, que a Lagarta vai deixando para trás. 

 

15h30 - Oficina: Cine Kids

Coordenação: Núcleo Educativo MIS

Local: Foyer do Auditório do MIS. 20 vagas. Livre. Duração: 30 min.

Ingresso por ordem de chegada na bilheteria do MIS.

As crianças devem estar acompanhadas de um adulto.

 

Cine Kids é um programa que apresenta, a cada mês, uma produção audiovisual infantil relevante para a história do cinema, seja clássica ou contemporânea e, a partir do filme exibido, oferece uma oficina criada pelo Núcleo Educativo do MIS. Em outubro, integra a programação do Festival das Marias. Tarsilinha, ganhador do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2023, apresenta um mundo inspirado nas obras da pintora Tarsila do Amaral. O Núcleo Educativo MIS te convida a conhecer os retratos da artista e fazer intervenções nos mesmos utilizando caneta e acetato.  

 

10 de outubro – Terça

Cinema: Sessão Feminina - Exibição de filmes dirigidos por mulheres

17h - Papicha

19h - Dançando no Silêncio

Local: Auditório do MIS (172 lugares).

Ingressos na bilheteria do MIS, 1h antes das sessões .

 

Papicha - 2019. Bélgica, França, Qatar, Argelia. 106 min. 16 anos. Direção: Mounia Meddour. Elenco: Lyna Khoudri, Shirine Boutella, Amira e Hilda Douaouda.

Sinopse - Argélia, 1990. Nedjma, uma jovem de 18 anos, apaixonada por design de moda, está determinada a não deixar que os trágicos eventos da Guerra Civil da Argélia a impeçam de viver uma vida comum e sair à noite com sua amiga Wassila. O ambiente social se torna mais conservador e ela desafia as restrições impostas pelos radicais e decide lutar por sua liberdade e independência ao organizar um desfile de moda.

 

Dançando no Silêncio - 2022. Argélia. 104 min. 14 anos. Direção: Mounia Meddour.
Sinopse - Uma jovem apaixonada por balé enfrenta um trauma, conhece outras mulheres que compartilham experiências semelhantes e, juntas, encontram uma maneira criativa de continuar perseguindo sua paixão.

 

Local: Teatro Sérgio Cardoso

Rua Rui Barbosa, 153 - Bela Vista. São Paulo/SP.

Tel: (11) 3288-0136. Nas redes: @teatrosergiocardoso.

Local: Saguão / Entrada. Duração: 60 min. Livre.

 

10 de outubro – Terça

18h – Atrações circenses

Atrações: Pernaltas - com Cia Caju Azul, Bambolês - com Bárbara Francesquine e Desvitruviana - com Beatriz Everard.

 

Pernaltas, da Cia Caju Azul, é uma intervenção com pernaltas mulheres. Do alto de suas longas pernas-de-paus, as personagens interagem com o público e divertem crianças e adultos.

 

Bambolês é uma atração protagonizada por Bárbara Francesquine. Autodidata, a artista procura quebrar a rigidez técnica ao explorar artifícios da dança, da interpretação e da plasticidade para atingir um melhor e mais lúdico diálogo com o público por meio da criatividade e originalidade dos movimentos.

 

Desvitruvianacom Beatriz Everard, é a narrativa de uma mulher não vitruviana, uma intervenção sobre o feminino inspirada na figura do Homem Vitruviano, de Leonardo da Vinci, que representa o ideal clássico do equilíbrio, da beleza, da harmonia e da perfeição das proporções do corpo humano. A artista desenha círculos no espaço da cena, utilizando seu corpo e o aparelho circense Roda Cyr, libertando-se de amarras, com toda sua beleza e suas imperfeições. Beatriz, que é arte-educadora de circo na Fabricas de Cultura da Brasilândia, também concebeu e confeccionou a indumentária cenográfica.

Siga o BTW Guarulhos nas redes sociais: FacebookInstagramTwitterKOO App e Thread.