Hot Widget

Pesquise aqui

Projeto de arte urbana patrocinado pela EDP revitalizará mais duas escolas públicas em Guarulhos

 Artistas ocuparão as escolas nos dias 28 e 29 de outubro para realizar 24 obras de arte em espaços internos e salas de aula. Lançamento será no dia 1º de novembro com presença do artista visual idealizador do projeto, Ricardo Célio, e da diretora da EDP Cristiane Fernandes

Arte da artista Érika (Anegadoleite). Crédito: Divulgação

Com patrocínio da EDP, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Cultura e Indústria e Economia Criativas do Estado de São Paulo, mais duas escolas públicas de Guarulhos (SP) receberão o projeto VOLTANDO À ESCOLA para revitalização de salas de aula e espaços comuns por meio da arte urbana.

EPG PADRE MANOEL DE PAIVA (R. Niquelandia, 327, Vila Rosália) e a EE PROFESSOR HOMERO RUBENS DE SÁ (R. Ceará, 50, Vila Galvão) receberão os artistas nos dias 28 e 29 de outubro de 2023, das 9h às 17h, para uma grande ação de grafite com pintura de 24 obras de arte nas escolas.

Quando chegarem na escola após o final de semana, educadores e estudantes serão surpreendidos com enormes e coloridas obras de arte nas paredes. E alguns dias depois, participarão do evento de lançamento no dia 01 de novembro, das 10h às 12h, para compartilhar suas impressões com o idealizador do projeto, o artista visual Ricardo Célio, e com a Diretora da EDP em São Paulo, Cristiane Fernandes.

Será a maior ação já realizada pelo projeto VOLTANDO À ESCOLA, realizado pela Conecta Cultura com patrocínio da EDP e Usiminas com recursos do ProAC ICMS.

Pela primeira vez, o projeto ocupará duas escolas da mesma região ao mesmo tempo, causando impacto superpositivo na comunidade da região noroeste de Guarulhos.

Para a diretora da EDP Cristiane Fernandes, esta ação terá um significado ainda mais especial. Ela foi aluna da escola estadual Homero Rubens de Sá. “Tive a grata surpresa de saber que uma das escolas selecionadas foi onde estudei no ensino fundamental. 

Considero este projeto de uma enorme importância para toda a comunidade, ter um espaço ressignificado, mais colorido, bonito e que inspire é transformador. Será emocionante revisitar este espaço, com ainda mais arte, que foi tão importante em minha formação”.

A EDP acredita na força transformadora da cultura aliada à educação, ao todo foram oito escolas em que o Voltando à Escola atuou na área de atuação da EDP em São Paulo, nos municípios de Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos e Salesópolis.

Artistas participantes

Doze artistas urbanos participarão desta ação de grafite nas duas escolas, sendo 6 mulheres e 6 homens, todos com trabalhos autoriais maravilhosos.

Clique nos links abaixo para visitar os perfis no Instagram ou baixe fotos aqui.

Ricardo Célio @_celio1
Giovanna Salvioni @girassolle
IGNC ART @ignc_art
Clau Black @Claublaack
Thiago Goms @thiagogoms321
Karymy Gonçalves @bykarymy
Caco @cacoartist
Anegadoleite @_anegadoleite
O’Meira @pauloomeira
Mariana Calle @mrncalle
Agoooo Flash @ago_flash
MarisaSoou @marisasoou



Sobre o projeto

O VOLTANDO À ESCOLA foi idealizado pelo artista plástico e grafiteiro Ricardo Célio, que já pintou espaços urbanos em dez estados brasileiros, além de EUA, Europa e Oriente Médio.

O projeto repensa e ressignifica as relações entre espaço escolar, cultura e cidadania por meio da arte urbana.

Para isso, convida artistas de diferentes estilos visuais, que já foram alunos de escolas públicas, para grafitarem salas de aula, quadras, refeitórios, corredores e bibliotecas.

Desde 2017, mais de 800 artistas já levaram suas artes por meio do projeto para mais de 100 escolas públicas em 6 estados brasileiros, impactando mais de 65.000 pessoas da comunidade escolar.

Responsabilidade social

Além de uma experiência estética, a arte é um instrumento de cura que promove transformação e evolução em nível pessoal e coletivo.

O encanto causado pelas cores e mensagens dos grafites nas escolas promove alegria, bem-estar e inspiração em quem os contempla.

Com uma cara mais criativa, moderna e divertida, as escolas estimulam a criatividade de educadores e estudantes, e enriquecem a cultura escolar.

Ao serem revitalizadas, elas inspiram mais cuidado, carinho e limpeza.
Tornam-se cada vez mais valorizadas e respeitadas, ampliando o desejo de pertencimento por parte dos estudantes e educadores, e reduzindo a violência e a evasão escolares.

Essa nova experiência com os espaços escolares gera melhorias nas relações humanas que acontecem e trocas culturais capazes de transformar a vida de todos e fomentar o ideal de educação como prática de liberdade.

Ação educativa

Após a ação do grafite, a equipe do VOLTANDO À ESCOLA realiza uma palestra e uma roda de conversa com estudantes e educadores sobre a relação entre espaço escolar, cultura e cidadania por meio da arte urbana.

Estes encontros são fundamentais para a tomada de consciência da comunidade escolar em relação ao papel da arte e da cultura na construção da cidadania.

"Levando cor, alegria e esperança para as escolas, buscamos reduzir a violência e resgatar a cidadania no ambiente educacional”, diz Célio, ressaltando a importância das ações de arte nessas localidades.

Siga o BTW Guarulhos nas redes sociais: FacebookInstagramTwitterKOO App e Thread.

Top Post Ad

Below Post Ad