Rob Urso (à dir.) idealizador do Beco do Robin, recebeu neste sábado, o artista Rafael Caburé (à esq.). Crédito: Robson Ferreira |
Neste sábado de Carnaval, 10 de fevereiro, o Beco do Robin, situado entre as Ruas Diva e Segundo Sargento Rubens Leite, recebeu a visita do grafiteiro e xilogravurista Rafael Caburé, que registrou suas artes nos muros da região.
Reconhecido por suas obras que mesclam elementos da xilogravura com a expressividade do graffiti, Caburé, nascido em Itabuna, Bahia, e atualmente radicado em Guarulhos, destaca-se pela habilidade de fundir essas duas formas de arte. Suas criações, caracterizadas por uma paleta em preto e branco ou com ênfase em uma cor específica, proporcionam uma síntese única que dialoga com a arte brasileira.
Crédito: Robson Ferreira |
Autodidata, Caburé iniciou sua jornada artística em 2010 e, em 2013, foi convidado a viver e criar em Lisboa, Portugal, participando de renomados projetos como Meeting of Styles Lisboa e a exposição Walk & Talk Azores. Ao retornar ao Brasil, o artista expandiu seu repertório para a xilogravura, técnica na qual teve os primeiros contatos em oficinas na Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Crédito: Robson Ferreira |
Além de sua contribuição como artista, Rafael Caburé também atua como arte-educador desde 2005, conduzindo oficinas de graffiti e outras linguagens nas Artes Visuais com crianças e adolescentes. Sua paixão pela arte e educação se reflete em cada traço que deixa nas paredes do Beco do Robin.
O BTW Guarulhos apoia o Beco do Robin, fortalecendo a cena artística local e proporcionando visibilidade aos artistas urbanos, como meio de impulsionar o crescimento e reconhecimento de todos que expressam sua arte nas ruas de Guarulhos.
Sobre o Beco do Robin em Guarulhos
A viela localizada entre as Ruas Diva e Rua Segundo Sargento Rubens Leite, Vila Gopoúva, no bairro Parque Santo Antônio, Guarulhos–SP, conhecida como "Beco do Robin" foi um espaço revitalizado a partir da mobilização promovida pelo morador Robson, conhecido como Rob Urso.Rob Urso é um morador das proximidades do local e sentia incômodo com o gradual deterioramento do beco ao longo do tempo. No final de 2021, Rob mobilizou diversos grafiteiros da região em uma ação conjunta para iniciar a revitalização deste espaçoRob, com a ajuda dos amigos Professor Evanir e do grafiteiro Iuri Mattos, convidou diversos artistas que abraçaram a ideia. A partir daí, Claudinei Monteiro, Adriano Gambim, Márcio Cardoso, Jonathan Goró, Rim Chiaradia, Evol, Monster Ectoplasma, Micha, Loris, Caluz, Riska Vicia, Dies, Jones, Robson Melancia, Pretoman, Big Zulu, Vinni, Sidão, Fnd, Drick-775, Nega do Leite, Julid145 e muitos outros artistas se juntaram à iniciativa. . Desde então, a viela deixou de ser um local de descarte irregular de entulho e se transformou em um novo ponto turístico em Guarulhos, além de se tornar uma referência para a arte do grafitti.