Filme foi selecionado entre 4420 inscritos para a Competição Oficial do 77º Festival de Cannes, onde é o único representante da América Latina na categoria
|
O curta-metragem “Amarela”, escrito e dirigido por André Hayato Saito e produzido por Mayra Faour Auad e Gabrielle Auad, MyMama Entertainment, ganhou o seu trailer oficial. Assita aqui ao trailer.
O filme está concorrendo à Palma de Ouro no 77º Festival de Cannes e foi selecionado entre mais de 4420 obras inscritas para disputa do prêmio máximo do festival, com outras dez produções. É o único filme latino-americano na categoria.
"Sempre me senti japonês demais pra ser brasileiro e brasileiro demais pra ser japonês. A busca por uma identidade que habita o entrelugar se tornou a parte mais sólida de quem eu sou. "AMARELA" é uma ferida aberta não só do povo Nipo-Brasileiro, mas de todos os filhos das diásporas ao redor do globo que se conectam a esse sentimento de serem estrangeiros no próprio país. Erika, a protagonista, representa o desejo de encontrar nosso lugar no mundo", comenta André Hayato Saito, roteirista e diretor do filme.
"’Amarela’ traz uma perspectiva linda e forte para o cinema, que fala sobre pertencimento e identidade enquanto demonstra o poder da coletividade, que abraça. Um cinema que faz parte da curadoria da MyMama, de realizar filmes com propósito, vozes e talentos diferentes e com representatividade, neste caso representando a visão sobre os imigrantes asiáticos no Brasil e no mundo e as diferenças entre identidades e culturas que coexistem em nosso território”, explica Mayra Faour Auad, da MyMama Entertainment, produtora dos filmes.
O trailer também está disponível para download aqui.
A Palma de Ouro de Curta-Metragem será entregue pelo Júri presidido pela atriz belga Lubna Azabal, no sábado, 25 de maio, durante a cerimônia de encerramento do 77º Festival de Cannes.
Sinopse:
São Paulo, julho de 1998. No dia da final da Copa do Mundo contra a França, Erika Oguihara (Melissa Uehara), de 14 anos, uma adolescente nipo-brasileira que rejeita as tradições de sua família japonesa, está ansiosa para comemorar um título mundial pelo seu país. Em meio a tensão que progride durante a partida, Erika sofre com uma violência que parece invisível e adentra em um mar doloroso de sentimentos.
Produzido por uma equipe majoritariamente brasileira com ascendência asiática, “Amarela” marca a estreia nas telas da jovem protagonista nipo-brasileira Melissa Uehara. O filme tem produção de Mayra Faour Auad e Gabrielle Auad, coprodução de André Hayato Saito e Tati Wan, direção de fotografia de Hélcio Alemão Nagamine, direção de arte de Luana Kawamura Demange, montagem de Caroline Leone, elenco por Gy Ogata, figurino de Yuri Kobayashi, trilha sonora original de Dudu Tsuda e Lilian Nakahodo, produção executiva de João da Terra, direção de produção de Toti Higashi e produtores associados Fernanda Takai, Rodrigo Pasianotto, Jacqueline Sato e Ilda Santiago.
“Amarela” é a terceira parte da trilogia de curtas da MyMama com o Saito que investiga sua ancestralidade japonesa a partir de um olhar autoral e íntimo. Tal busca identitária teve início com o curta-metragem “Kokoro to Kokoro”, que abordou os laços de amizade entre sua avó paterna e sua melhor amiga japonesa.
O filme foi eleito melhor documentário de curta-metragem no Roma Short Film Festival, sendo exibido também em importantes festivais como o 40º Festival Internacional do Uruguay, o 24º Festival Internacional do Rio de Janeiro, o Tokyo International Film Festival (onde ganhou Menção Honrosa), o Hollywood Brazilian Film Festival e a Mostra Internacional de Cinema Atlântico.
A trilogia seguiu com “Vento Dourado”, obra que tem como personagem principal sua avó materna, Haruko Hirata, que aos 94 anos se encontra no limiar do existir. O cineasta explora a relação entre as gerações em um ensaio sobre a morte e a convivência íntima da matriarca com sua filha Sumiko, sua cuidadora por 18 anos. O curta fez sua estreia em abril deste ano no histórico 46º Festival Internacional de Cinema de Moscou e terá sua estreia européia no 31º Sheffield DocFest, que acontece em junho de 2024. Todos os filmes são produzidos pela MyMama Entertainment.
“Amarela” será o ponto de partida para o primeiro longa-metragem do diretor, ‘Crisântemo Amarelo’, projeto que sintetiza a trilogia e que foi selecionado para o Torino FeatureLab 2024, programa que seleciona projetos em avançado estágio de desenvolvimento e se destina a duplas de direção/produção para participação em três workshops durante um semestre.
Ficha Técnica:
Uma Produção: MyMama Entertainment
Dirigido por: André Hayato Saito
Escrito por: André Hayato Saito, Luigi Madormo e Tati Wan
Produzido por: Mayra Faour Auad e Gabrielle Auad
Coproduzido por: André Hayato Saito e Tati Wan
Produção Executiva: João da Terra
Direção de Arte: Luana Kawamura Demange
Direção de Fotografia: Hélcio Alemão Nagamine
Montagem: Caroline Leone
Produção de Elenco: Gy Ogata
Figurino: Yuri Kobayashi
Direção de Produção: Toti Higashi
Coordenação Executiva: Luísa Durães
Preparação de Elenco: Marina Medeiros
Direção de Fotografia (2a Unid): Danilo Arenas Ireijo
Caracterização: Mima Mizukami
Produtora de Objetos: Vanessa Utimura
1º Ass de Direção: Carolina Sentelhas
Desenho de Som: Guile Martins
Cor: Clandestino
Produção Associada: Fernando Camargo e Cesar Nery
Colaboração no Roteiro: Luana Kawamura Demange, Jacqueline Sato, Érica Suzuki e Caroline Leone
Construção de Personagens: Éri Sarmet
Som Direto: Samuka Braga
Chefe de Elétrica: Russo Arildo
Chefe de Maquinária: Ademir Silva
Produção de Locação: Dani Façanha e Cristiano Silveira
Produção de Arte: Renata Thina
Ass de Produção: Lira Kim
2ª Ass de Direção: Subúrbia
Produção de Figuração: Nalin Junior
Coreógrafo de Luta: Dani Hu
1ª Ass de Câmera: Gabriela Akashi
2ª Ass de Câmera: Camila Rodrigues Yano
Ass de Câmera 2a Unidade: Gustavo Barros Uehara e Giovanny Oliveira
Foto Still: Alex Takaki
Ass de Figurino: Giovanna Naomi
Ass de Objetos: Akemi Shimada
Cabeleireiro: Victor Marques
Ass de Arte: Isabella Nakano
Ass de Figurino Extra: Ana Paula Hamaguchi
Platô: Vitinho
Contra Regra: Marcelo Miranda
1º Ass de Elétrica: Zequinha
2º Ass de Elétrica: Geovane Santos e Netto Pica-pau
Video Assist: Iasha Salerno
Logger: Daniel Pereira
Camareira: Karina Santos
Ajudante de Arte: Bruno Yoshicava e Fernando Strativary
Ass de Platô: Alberes Souza, Paçoca e Nobru
Catering: Casa Catering Jeff
Seguranças: Santana e Fulvio
Pick Up de Produção: Denis Diniz
Motorista de Produção: Beto Fernandes
Ônibus de Cena: João Carlos Vieira de Souza
MyMama Entertainment
Produção Executiva: Andrea Lanzoni
Coordenação Executiva: Eduarda Galvão
Assistente de Coordenação Executiva: Vicky Mazzia
Direção de Produção: Latino Melo
Coordenação de Pós Produção: Fezão Barbieri
Finalização: Raphael Tarso e Diogo Beber
Assistente de Finalização: Vitor Torres
CFO: Clayton Ricardo
Coordenação de Financeiro: Gustavo Pitta
Assistente de Financeiro: Rose Cardoso
Assistente Administrativa: Edilania Leite
Assessoria Jurídica: Maluf & Moreno
Assessoria Contábil: FPJ
Clandestino
Coloristas: Alexandre Cristófaro e João Paulo Geraldo
Coordenação de Pós Produção: Gabriel Alvim
Conform: Lira Kim
Quality Control: Bruno Trindade
Edição Online: Luiza Freire
Atendimento: Elciane Magda
Financeiro: Silvia Dotta
Adminstrativo: Gabrielle Dotta
Mídias Sociais: Carla Ribeiro
Apoio:
Agradecimentos:
Sobre a MyMama Entertainment
O próximo filme a ser lançado em 2024, "Vitória", é do renomado diretor Andrucha Waddington em co-produção com a produtora Conspiração e Globoplay, estrelado pela nomeada ao Oscar Fernanda Montenegro ("Central do Brasil" de Walter Salles e "A Vida Invisível de Eurídice Gusmão" de Karim Ainouz) e o filme "Amarela", do diretor André Hayato Saito, com estreia na mostra COMPETITIVA DE CURTA-METRAGEM DO 77º FESTIVAL DE CANNES.
Os filmes da MYMAMA ENTERTAINMENT já ganharam prêmios em grandes festivais de cinema, como Festival de Cinema de Cannes, TIFF, Festival de Sundance, Festival Internacional de Cinema de Locarno, Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, SXSW, Berlinale, Festival Internacional de Cinema de Veneza, Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, Mostra de São Paulo, entre outros.