A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) divulgou o calendário escolar para 2025, com inscrições para matrículas abertas entre 19 de agosto e 13 de setembro. Pais e responsáveis que desejam matricular seus filhos em uma das mais de 5.000 escolas estaduais, ou aqueles que desejam se inscrever na Educação de Jovens e Adultos (EJA), devem realizar o cadastro dentro desse período. As inscrições podem ser feitas presencialmente nas unidades escolares ou em postos do Poupatempo.
Os interessados podem escolher entre vagas para os anos iniciais (1º ao 5º ano) e finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental, bem como para o Ensino Médio, disponível tanto em período parcial quanto integral. Para os alunos do Ensino Médio, são oferecidos três itinerários formativos: Matemática e Ciências da Natureza, Linguagens e Ciências Humanas e o Ensino Médio Técnico.
Uma novidade para este ano é que os estudantes que já estão matriculados na rede estadual em 2024 não precisam se preocupar com a rematrícula, pois suas vagas para 2025 estão automaticamente garantidas. A partir de 14 de agosto, será possível confirmar o local da matrícula para o próximo ano letivo nos postos do Poupatempo ou na Secretaria Escolar Digital (SED), acessando a opção "Consulta Pública".
Além das matrículas, o período para solicitação de transferência entre escolas foi antecipado e coincide com o prazo das inscrições, entre 19 de agosto e 13 de setembro. Os pedidos de transferência também devem ser feitos online, através da SED, na área de "Intenção", acessível pelo perfil do responsável ou do aluno maior de 18 anos. O resultado final será divulgado a partir de 2 de dezembro.
O calendário escolar para 2025 já está definido, com o início das aulas marcado para 3 de fevereiro. O recesso escolar de meio de ano acontecerá de 1º a 20 de julho, garantindo aos alunos e professores uma pausa bem merecida.