A competição reúne atletas com deficiência intelectual da América Latina na capital do Paraguai entre os dias 4 e 12 de outubro
Com 83 membros, as Olimpíadas Especiais Brasil (OEB) terão sua maior delegação em competições internacionais no IV Jogos Latino-americanos – Assunção (Paraguai) 2024, a ser realizado entre 4 e 12 de outubro. Os atletas brasileiros se juntam a outros mil atletas de 20 países da América Latina na luta por medalhas e, sobretudo, inclusão das pessoas com deficiência intelectual, tendo o esporte como ferramenta.
Entre as 14 modalidades disputadas no torneio, o Brasil estará representado em dez das: atletismo, badminton, basquete 3x3, bocha, futsal, ginástica rítmica, natação, tênis, tênis de mesa e vôlei de praia. A maioria dessas modalidades – com exceção do atletismo, ginástica rítmica e natação – é praticada no modelo Unificado, ou seja, com pessoas sem deficiência intelectual como parceiros dos atletas. Na prática, isso prova que as pessoas podem conviver em harmonia e com inclusão em diferentes espaços, inclusive em uma quadra.
A participação brasileira foi confirmada com o apoio da Colgate-Palmolive, a companhia líder no segmento de higiene e saúde bucal possibilitou a maior parte do projeto incentivado, promovendo as passagens aéreas. “A Colgate-Palmolive sempre acreditou no poder transformador do esporte e na importância de promover a inclusão em todas as esferas da sociedade. Nosso compromisso vai além da saúde bucal. As Olimpíadas Especiais são um exemplo inspirador de como o esporte pode quebrar barreiras, unir pessoas e dar oportunidades. Ao apoiar este evento, reafirmamos nosso compromisso com a inclusão de pessoas com deficiência”, celebra Adriana Anido, VP de marketing da Colgate-Palmolive Brasil.
É a quarta vez que a Colgate-Palmolive patrocina a OEB em competições internacionais e nacionais, como Copa Unificada – Detroit 2022, Jogos Mundiais – Berlim 2023 e Circuito Unificado de Atletismo por Equipes.
Participação histórica da delegação brasileira
Composta por pessoas de Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e São Paulo, a delegação brasileira conta com 65 atletas e parceiros, além de técnicos, chefes da delegação e médica. A seleção dos atletas que vão representar o Brasil foi realizada por meio de um sorteio e tomou como base os melhores desempenhos nos Jogos Regionais do Sudeste e Nordeste.
Na última edição dos Jogos Latino-americanos das Olimpíadas Especiais, em 2017, no Panamá (em 2021, a competição foi cancelada em virtude da pandemia), a delegação brasileira tinha 37 membros e conquistou 28 medalhas. A expectativa neste ano para a disputa em Assunção é grande, tendo em vista que a equipe brasileira praticamente dobrou de tamanho.