Quem pode fazer a matrícula
Os estudantes que frequentam escolas particulares, moram em outros estados ou que desejam retornar às salas de aula após um período fora da rede pública devem realizar a inscrição até o prazo final, presencialmente na escola mais próxima ou em postos do Poupatempo.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula nas escolas ou no Poupatempo, o responsável legal (ou o próprio aluno, se maior de 18 anos) precisa apresentar os seguintes documentos:
- RG (Documento de Identidade);
- Histórico escolar;
- Comprovante de residência.
Processo de rematrícula automática
De acordo com o secretário-executivo Vinícius Neiva, a rematrícula automática é uma facilidade adotada pela Secretaria de Educação. Alunos que já estão matriculados em escolas estaduais em 2024 e desejam permanecer na mesma unidade em 2025 não precisam realizar nenhum processo adicional. O estudante poderá conferir o local de estudo no próximo ano através da Secretaria Escolar Digital. No entanto, caso o aluno ou responsável queira solicitar transferência para outra unidade, o pedido deve ser feito até o dia 13 de setembro.
Período de transferência antecipado
A novidade deste ano é a antecipação do período de solicitação de transferências, que geralmente ocorria em janeiro. Agora, ele segue o mesmo calendário das matrículas, de 19 de agosto a 13 de setembro. As solicitações podem ser feitas pela página da Secretaria Escolar Digital (SED), na seção “Intenção”, através do perfil do responsável ou do aluno maior de idade.
Resultado e início das aulas em 2025
O resultado das matrículas e transferências será divulgado a partir de 2 de dezembro de 2024. As aulas do ano letivo de 2025 estão previstas para começar no dia 3 de fevereiro.