Além do aplicativo, a ausência às urnas no dia da votação pode ser justificada de forma presencial em mesas instaladas em 18 cidades que terão eleição e outros 39 municípios
Já as 18 cidades em que haverá segundo turno são: Barueri, Diadema, Franca, Guarujá, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Mauá, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sumaré, Taboão da Serra e Taubaté.
No dia da eleição não haverá a instalação de mesas de justificativa em municípios com menos de 100 mil eleitores. Nesses casos, durante o horário de votação, a eleitora ou o eleitor poderá justificar por meio do aplicativo e-título.
App e-Título pode ser baixado até sábado (26)
Quem for usar o e-Título para votar ou fazer a justificativa no dia da votação deve baixar o aplicativo até o sábado (26), véspera do 2º turno. Basta localizar o e-Título nas lojas do seu dispositivo (Google Play ou App Store) e clicar em “Atualizar”. Após esse procedimento, informe os dados pessoais e realize a conferência biométrica — disponível para quem tem esses dados coletados pela Justiça Eleitoral. A última versão do app trouxe aperfeiçoamentos na identificação por biometria e na consulta ao local de votação, além da melhoria no desempenho.
Já a eleitora ou o eleitor que deixou de justificar a ausência à votação no 1º turno, que ocorreu em 6 de outubro, poderá fazê-lo até 5 de dezembro. O prazo de 60 dias também é para o eleitor que estava no seu domicílio eleitoral e não votou por algum motivo justo.
Nesses casos, é necessário anexar documentação que comprove o motivo da ausência à eleição para análise da autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título.
Ainda que esses eleitores não tenham votado no 1° turno das Eleições Municipais de 2024, ocorrido em 6 de outubro, eles podem e devem participar do 2º turno do pleito.
Confira outras informações sobre a justificativa nesta página.