Começaram nesta segunda-feira (25), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), as Paralimpíadas Escolares 2024, reunindo jovens de 11 a 18 anos em um evento que é referência no paradesporto escolar. Representando o estado de São Paulo, a Grande São Paulo conta com 146 atletas, entre eles, seis jovens promessas de Guarulhos, que competem ao lado de representantes de outras cidades da região.
A competição, que se estende até sábado (30), coloca em disputa 13 modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de cegos, futebol PC (Paralisia Cerebral), goalball, judô, halterofilismo, parabadminton, natação, vôlei sentado, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas. Com uma delegação total de mais de 300 atletas, São Paulo busca seu 12º título consecutivo, reforçando sua posição de potência no esporte paralímpico escolar.
A força da delegação paulista
Coordenada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), a delegação paulista é composta também por 93 profissionais, incluindo técnicos, atletas-guia, fisioterapeutas e outros integrantes de suporte. O secretário Marcos da Costa destacou a relevância de programas como o Desenvolvimento Paralímpico, que capacita educadores físicos em todo o estado e amplia as oportunidades no esporte para jovens com deficiência.
Inspiração olímpica
Entre os destaques que já passaram pelas Paralimpíadas Escolares estão a judoca Alana Martins Maldonado, medalhista de ouro em Paris 2024, e Leomon Moreno da Silva, jogador de goalball e medalhista de bronze. Ambos integram o Time São Paulo Paralímpico, iniciativa que fomenta o desenvolvimento de atletas de alto nível no estado.
Serviço
Paralimpíadas Escolares 2024
📅 Data: 25/11 a 30/11
📍 Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB)
🛣 Rod. dos Imigrantes, km 11,5 - Vila Guarani, São Paulo - SP