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Estação Ponte Grande do Metrô avança com licitação

Com o início da operação, a Estação Ponte Grande promete melhorar significativamente o acesso entre Guarulhos e São Paulo, além de oferecer novas conexões dentro da malha metro ferroviária. 

A obra é aguardada como um marco na mobilidade urbana da região. Crédito: MetrôCPTM

A Estação Ponte Grande, parte da expansão da Linha 2-Verde do Metrô, marcará a chegada do transporte metroviário a Guarulhos. Localizada na Avenida Guarulhos, em frente à Praça Liessi, a estação promete transformar a mobilidade no município. Confira os detalhes sobre a primeira estação do Metrô na cidade, que deve ficar pronta em 2031.

A Ponte Grande ocupará uma área de quase 17.000 m² e terá um design inovador, com foco em sustentabilidade e acessibilidade:

  • Painéis solares: O prédio contará com placas solares no teto para captação de energia limpa.
  • Esplanada paisagística: Uma ampla área externa com paisagismo e espaços para circulação e convivência.
  • Iluminação natural: Uma grande claraboia permitirá o aproveitamento da luz solar nos níveis internos.
  • Áreas técnicas e serviços: O edifício principal terá grandes paredes de vidro e poderá abrigar salas técnicas ou serviços voltados ao público.

Estrutura interna e conforto para os passageiros

  • Plataformas laterais: A estação contará com plataformas separadas por sentido, garantindo fluidez no embarque e desembarque.
  • Mezanino: Um nível acima das plataformas oferecerá acesso rápido aos diferentes sentidos da linha.
  • Escadas fixas e rolantes: Cinco níveis interligarão a superfície às plataformas.
  • Portas de plataforma: Garantirão maior segurança aos usuários, reduzindo o risco de acidentes.
Crédito: MetrôCPTM

Opções de Trajeto e Conexões Estratégicas

A Estação Ponte Grande será um ponto estratégico para quem transita entre Guarulhos e São Paulo:

  • Sentido norte: Apenas uma estação separará Ponte Grande da Estação Dutra, permitindo acesso ao centro de Guarulhos e à futura integração com a Linha 19-Celeste.
  • Sentido sul: Passageiros poderão seguir até a Vila Madalena e, no futuro, até Cerro Corá. O trecho contará com conexões importantes em estações como Penha, Vila Prudente, Tamanduateí e Chácara Klabin.

Cronograma da obra e operação do tatuzão

A licitação lançada em novembro de 2024 prevê cinco anos para a conclusão das obras. A tuneladora (tatuzão), responsável pela escavação do túnel, deve atingir a área da estação em meados de 2029, após a finalização das estruturas de concreto. A conclusão final é esperada para 2031, coincidindo com o prazo de inauguração do trecho entre Penha e Dutra.


Fonte: MetrôCPTM