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Atraso no aeromóvel para o Aeroporto de Guarulhos gera possibilidade de multa à concessionária

Crédito: Reprodução

A inauguração do "people mover" aeromóvel, sistema que ligará a estação da CPTM aos terminais do Aeroporto de Guarulhos, foi novamente adiada, e a concessionária GRU Airport pode ser multada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O sistema deveria estar em operação desde 18 de fevereiro de 2024, segundo o cronograma inicial. Após diversos adiamentos, a promessa era de que começaria até o final deste ano, mas o prazo não foi cumprido. Agora, a pré-operação está prevista para as primeiras semanas de janeiro de 2025, de acordo com a Aerom Sistemas de Transporte, responsável pelo projeto.

Atrasos e possíveis sanções

O contrato de concessão do aeroporto inclui a implantação do aeromóvel como obrigação, e a Anac já abriu um processo administrativo sancionador contra a GRU Airport. A multa ainda não tem valor definido, pois o caso está em análise.

Os atrasos estão relacionados a desafios na construção, na implantação da tecnologia e em questões internas do consórcio responsável. A Anac afirma que segue monitorando a obra por meio de relatórios, reuniões e visitas técnicas.

Sobre o sistema aeromóvel

O aeromóvel utilizará propulsão pneumática para movimentar os veículos, que serão capazes de transportar até 2.000 passageiros por hora em cada direção. O percurso de 2,7 km será realizado em cerca de 4 minutos, com partidas regulares.

Composto por três trens — azul, verde e laranja —, o sistema já passou por testes desde junho de 2024. Durante os ensaios, o veículo atingiu a velocidade de 57 km/h. Cada trem tem capacidade para 200 passageiros e será equipado com wi-fi e monitores informativos.

Situação atual e impacto no transporte

Atualmente, usuários que chegam à estação da CPTM precisam completar o trajeto até os terminais do aeroporto com ônibus gratuitos oferecidos pela GRU Airport, já que a estação está a 2,5 km dos terminais.

A instalação do aeromóvel visa eliminar essa necessidade, oferecendo uma ligação direta com estações nos três terminais do aeroporto.

O custo da obra, estimado em R$ 301 milhões, está sendo financiado com recursos da outorga da concessionária.

Alternativas de transporte

O Aeroporto de Guarulhos já conta com a linha 13-Jade da CPTM, que parte da estação Engenheiro Goulart, e o Expresso Aeroporto, com embarques a partir da Barra Funda. Ambos têm tarifa de R$ 5, que será reajustada para R$ 5,20 em janeiro de 2025.

Apesar da opção ferroviária, o deslocamento final até os terminais ainda representa um desafio para os passageiros, agravado pelos sucessivos atrasos na entrega do aeromóvel.

A expectativa é que, com a entrada em operação do sistema, o acesso ao maior aeroporto da América Latina se torne mais eficiente e prático para os viajantes.

*Com informações da Folha de S.Paulo