O sistema deveria estar em operação desde 18 de fevereiro de 2024, segundo o cronograma inicial. Após diversos adiamentos, a promessa era de que começaria até o final deste ano, mas o prazo não foi cumprido. Agora, a pré-operação está prevista para as primeiras semanas de janeiro de 2025, de acordo com a Aerom Sistemas de Transporte, responsável pelo projeto.
Atrasos e possíveis sanções
O contrato de concessão do aeroporto inclui a implantação do aeromóvel como obrigação, e a Anac já abriu um processo administrativo sancionador contra a GRU Airport. A multa ainda não tem valor definido, pois o caso está em análise.
Os atrasos estão relacionados a desafios na construção, na implantação da tecnologia e em questões internas do consórcio responsável. A Anac afirma que segue monitorando a obra por meio de relatórios, reuniões e visitas técnicas.
Sobre o sistema aeromóvel
O aeromóvel utilizará propulsão pneumática para movimentar os veículos, que serão capazes de transportar até 2.000 passageiros por hora em cada direção. O percurso de 2,7 km será realizado em cerca de 4 minutos, com partidas regulares.
Composto por três trens — azul, verde e laranja —, o sistema já passou por testes desde junho de 2024. Durante os ensaios, o veículo atingiu a velocidade de 57 km/h. Cada trem tem capacidade para 200 passageiros e será equipado com wi-fi e monitores informativos.
Situação atual e impacto no transporte
Atualmente, usuários que chegam à estação da CPTM precisam completar o trajeto até os terminais do aeroporto com ônibus gratuitos oferecidos pela GRU Airport, já que a estação está a 2,5 km dos terminais.
A instalação do aeromóvel visa eliminar essa necessidade, oferecendo uma ligação direta com estações nos três terminais do aeroporto.
O custo da obra, estimado em R$ 301 milhões, está sendo financiado com recursos da outorga da concessionária.
Alternativas de transporte
O Aeroporto de Guarulhos já conta com a linha 13-Jade da CPTM, que parte da estação Engenheiro Goulart, e o Expresso Aeroporto, com embarques a partir da Barra Funda. Ambos têm tarifa de R$ 5, que será reajustada para R$ 5,20 em janeiro de 2025.
Apesar da opção ferroviária, o deslocamento final até os terminais ainda representa um desafio para os passageiros, agravado pelos sucessivos atrasos na entrega do aeromóvel.
A expectativa é que, com a entrada em operação do sistema, o acesso ao maior aeroporto da América Latina se torne mais eficiente e prático para os viajantes.
*Com informações da Folha de S.Paulo