CCR RioSP e CIESP Guarulhos discutem modernização da Via Dutra e implementação do pedágio eletrônico “free flow”; Obras serão concluídas até abril de 2025
O Ciesp Guarulhos recebeu, na última terça-feira (21), representantes da CCR RioSP, concessionária responsável pela rodovia Presidente Dutra, para discutir o andamento das obras de modernização entre a Marginal Tietê e o pedágio de Arujá. O encontro abordou o impacto das intervenções para a região, o prazo de entrega das melhorias e a implementação do sistema de pedágio eletrônico “free flow”.
De acordo com a CCR RioSP, as obras no trecho serão finalizadas até o final de abril deste ano.
Pedágio eletrônico "free flow"
O sistema “free flow”, que será ativado ainda no primeiro semestre, permitirá que motoristas escolham entre trafegar pelas pistas expressas ou marginais da Dutra. Quem optar pelas pistas expressas será cobrado ao cruzar os pórticos de cobrança eletrônica, enquanto o tráfego nas marginais será gratuito.
- Localização dos pórticos: Serão instalados 21 pórticos de cobrança entre os km 205 (Arujá) e 231 (Marginal Tietê), nas entradas e saídas das pistas marginais para as expressas.
- Tarifa diferenciada e Isenção de tarifa: Motoristas que trafegarem apenas pela pista expressa entre São Paulo e Arujá pagarão apenas o pedágio físico de Arujá. Motoristas que utilizarem apenas as pistas marginais não serão cobrados.
- Objetivo: Otimizar o fluxo de veículos, reduzir congestionamentos e oferecer alternativas mais rápidas e eficientes de deslocamento.
Modernização da Via Dutra
As obras no trecho visam aumentar a fluidez e melhorar a mobilidade em uma das rodovias mais movimentadas da América Latina, que recebe cerca de 350 mil veículos por dia. De acordo com a CCR RioSP, a previsão é de que os trabalhos sejam concluídos até o final de abril de 2025.
Segundo Otávio Melo, analista de Relações Institucionais da CCR RioSP, a concessionária está empenhada em compartilhar informações detalhadas com os moradores e empresários da região. “Nosso compromisso é envolver um ecossistema robusto para garantir que todos compreendam as inovações e o andamento das obras”, afirmou.
O encontro também teve a presença do gerente de obras da Região Metropolitana de São Paulo, Rodrigo Ferreira, do especialista em comunicação, Diogo Rocha, e do consultor de implantação, Rodrigo Lumasini, que explicou as funcionalidades do sistema “free flow”.
Entenda o sistema “free flow”
O “free flow” permitirá a cobrança proporcional pelo uso da pista expressa, oferecendo aos motoristas maior flexibilidade para escolher entre trafegar na pista expressa ou na marginal, dependendo das condições de trânsito.
- Funcionamento: A cobrança será feita por meio de 21 pórticos eletrônicos instalados entre o km 205 (Arujá) e o km 231 (Marginal Tietê), nas entradas e saídas das pistas marginais para as pistas expressas.
- Tarifa diferenciada: Motoristas que utilizarem apenas as pistas marginais não serão cobrados. Quem trafegar pelas pistas expressas pagará somente o pedágio físico em Arujá.
- Objetivo: Otimizar o fluxo de veículos, reduzir congestionamentos e oferecer alternativas mais rápidas e eficientes de deslocamento.
“O sistema permitirá que os motoristas tomem decisões estratégicas com base nas condições de trânsito, o que trará mais eficiência à rodovia”, destacou Rodrigo Lumasini.
CIESP Guarulhos na Comissão Tripartite
O CIESP Guarulhos é a única entidade da sociedade civil da cidade que integra a Comissão Tripartite responsável por acompanhar as modernizações realizadas pela CCR RioSP na Via Dutra. Para o diretor titular do CIESP Guarulhos, Maurício Colin, o diálogo direto com a concessionária é fundamental.
“Este evento foi importante para que os industriais entendam como as mudanças no tráfego irão impactar suas operações e possam se programar para a conclusão das obras. Assim, conseguiremos avaliar o pós-obra e discutir possíveis ajustes, caso sejam necessários”, afirmou.
Próximos passos
A previsão é de que o sistema “free flow” esteja em operação ainda no primeiro semestre de 2025. O formato da cobrança está sendo finalizado pela agência reguladora, e o envolvimento da sociedade será essencial para garantir sua eficácia.
Ciesp Guarulhos e a Comissão Tripartite
O Ciesp Guarulhos, único representante da sociedade civil local na Comissão Tripartite, segue acompanhando as obras e articulando ações para minimizar os impactos no setor industrial da cidade.
A modernização da Dutra e a implantação do sistema “free flow” prometem melhorar o fluxo de veículos em uma das rodovias mais importantes do Brasil, reduzindo congestionamentos e impactando positivamente o transporte de cargas e a mobilidade de moradores e trabalhadores da região.