Após forte temporal, Prefeitura de Guarulhos mobiliza força-tarefa com Defesa Civil e secretarias municipais para limpeza das vias e assistência às famílias afetadas
A Prefeitura de Guarulhos promoveu nesta terça-feira (11) uma força-tarefa para ações de zeladoria e assistência social após o forte temporal em Guarulhos que atingiu a cidade na tarde da última segunda-feira (10). A operação contou com a participação de agentes da Defesa Civil Guarulhos e das secretarias de Administrações Regionais (SAR), Serviços Públicos, entre outras pastas.
Ruas e avenidas impactadas pelos alagamentos do forte temporal receberam equipes da SAR, que efetuaram a limpeza e a remoção dos resíduos das vias. Em um trecho da Avenida Monteiro Lobato, na região do Macedo, que foi fortemente castigado pelo temporal, foram removidos resíduos que obstruíam a travessia dos afluentes dos córregos dos Japoneses e Cocaia. A avenida e as ruas Lagoa Santa e Sertaneja, que ficaram sujas de terra e vegetação trazidas pelas águas, também foram limpas.
Na Rua Kida com a Avenida Presidente Tancredo de Almeida Neves, as equipes removeram terra, vegetação e móveis. No Jardim Cerconi, os trabalhos se concentraram na Rua Maria Zintil, fortemente atingida pelo transbordamento do Córrego dos Japoneses.
Com equipes destacadas em diversos pontos, a SAR ainda promoveu a limpeza das avenidas Antônio de Souza e Prefeito Antônio da Costa Santos, além de ruas como José Triglia e Alfonsus Guimarães.
As ações de recuperação pós-chuva devem ser concluídas ainda nesta semana.
Assistência social e coleta de lixo excepcional
A Secretaria de Serviços Públicos convocou uma coleta excepcional de lixo para esta terça-feira (11) no Jardim Santa Francisca, em Cumbica, e nas Casas André Luiz, onde o serviço foi afetado na noite anterior.
Profissionais da Defesa Civil Guarulhos estão em campo avaliando danos estruturais e coletando informações de pessoas que necessitam de doações. Segundo a coordenadoria, não há mais pontos de alagamento nesta terça.
A Secretaria de Assistência Social mobilizou agentes do CRAS para visitar residências nos bairros Jardim Paraventi e Vila Laurita, averiguando perdas materiais e cadastrando moradores para receber alimentos, marmitas e outros mantimentos.
Temporal em Guarulhos: danos e mobilização
O forte temporal em Guarulhos atingiu a região central por volta das 15h30 e se estendeu até cerca de 17h. A unidade de medição pluviométrica da Defesa Civil registrou aproximadamente 100 mm de chuva, muito acima dos 10 mm previstos para o dia. Não houve vítimas.
Vias importantes, como Avenida Paulo Faccini e Avenida Monteiro Lobato, sofreram alagamentos. Passageiros ficaram isolados dentro de um ônibus alagado e foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros.
A comunidade Vila Flórida, que havia sido atingida duas semanas antes, sofreu novamente com alagamentos, inclusive na Escola Estadual Cantídio Sampaio.
A Defesa Civil Guarulhos registrou 15 ocorrências de alagamentos em residências nos bairros Vila Flórida, Centro, Jardim Bela Vista e Macedo, entre outros. Houve nove quedas de árvores e desabamento de muros residenciais e escolares.