Entenda os tipos de alertas emitidos pela Defesa Civil de São Paulo e saiba como se proteger durante o período de chuvas intensas
A Defesa Civil do Estado de São Paulo intensificou suas ações de comunicação para ajudar a população a se proteger durante o período de chuvas intensas. Com uma equipe de meteorologistas atuando 24 horas por dia, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) emite alertas da Defesa Civil por diversos canais, como SMS, WhatsApp, Telegram e pela tecnologia cell broadcast Defesa Civil, que utiliza o sinal 4G ou 5G para mapear a localização das pessoas e enviar mensagens de risco.
Classificação dos alertas
Os alertas são divididos em dois níveis:
- Severo: não exige uma reação imediata, mas indica a necessidade de medidas preventivas. O sinal sonoro emitido é um "beep" semelhante ao do SMS.
- Extremo: caracteriza-se por ameaças graves à vida ou à propriedade, com necessidade de medidas de proteção imediata. Um sinal sonoro forte é acionado, mesmo com o celular em modo silencioso.
Como receber os alertas da Defesa Civil
Os cidadãos podem se cadastrar para receber mensagens de alerta por SMS enviando o CEP de sua localidade para o número 40199. Também é possível receber notificações pelo WhatsApp (número 61 2034-4611) e Telegram, buscando por “Defesa Civil Alertas”.
Recomendações importantes
Durante o período de chuvas, a Defesa Civil orienta:
- Evite áreas de risco, como encostas e margens de rios.
- Mantenha-se em locais seguros durante tempestades.
- Limpe calhas e ralos para evitar alagamentos.
- Em emergências, acione a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Operação SP Sempre Alerta
A campanha SP Sempre Alerta está em vigor desde 1º de dezembro e segue até 31 de março. Durante esse período, o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil realiza monitoramentos climáticos e ações educativas para prevenir riscos e garantir a segurança da população.