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Receita Federal libera consulta ao lote da malha fina de fevereiro

Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A partir das 10h desta sexta-feira (21), a Receita Federal libera a consulta ao lote da malha fina de fevereiro, permitindo que 106 mil contribuintes verifiquem se receberão a restituição do Imposto de Renda. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.

Valores e prioridades

No total, 105.919 contribuintes serão beneficiados, com a liberação de R$ 314,38 milhões. Deste montante, R$ 211,85 milhões são destinados a grupos prioritários, conforme determina a legislação.

A distribuição ocorre da seguinte forma:

  • 60.333 contribuintes que informaram a chave Pix (CPF) ou utilizaram a declaração pré-preenchida;
  • 17.603 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos;
  • 4.272 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério;
  • 3.159 idosos acima de 80 anos;
  • 2.505 pessoas com deficiência física, mental ou moléstia grave;
  • 18.047 contribuintes sem prioridade legal e que não informaram chave Pix.

Como consultar a restituição?

A consulta pode ser feita de forma rápida no site da Receita Federal. Basta acessar o portal, clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, selecionar a opção "Consultar a Restituição". A verificação também pode ser feita pelo aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

Quando será feito o pagamento?

O crédito será realizado no dia 28 de fevereiro, diretamente na conta bancária informada na declaração do Imposto de Renda ou na chave Pix do tipo CPF cadastrada.

Caso o pagamento não seja efetuado por algum motivo, como conta bancária desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate no Banco do Brasil por até um ano. O contribuinte pode solicitar o crédito para outra conta bancária pelo Portal BB ou pelos telefones:

  • 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas)
  • 0800-729-0001 (demais localidades)
  • 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos)

O que fazer se não estiver na lista?

Se o contribuinte não estiver na lista de pagamento deste lote, deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar possíveis pendências na declaração. Caso identifique erros, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes de restituição.

Se o valor não for resgatado no prazo de um ano, será necessário solicitar a restituição pelo Portal e-CAC, acessando o menu "Declarações e Demonstrativos", depois "Meu Imposto de Renda" e, por fim, "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".