Hot Widget

Pesquise aqui

Ads

Expresso Aeroporto para Guarulhos passa a sair da Luz durante obras na CPTM

Mudança começa nesta segunda-feira (17) e vai até 1º de abril
Crédito: Divulgação

A partir desta segunda-feira (17), o Expresso Aeroporto, trem que liga a cidade de São Paulo ao Aeroporto de Guarulhos, terá sua partida alterada para a Estação da Luz, no centro da capital. A mudança ocorre devido a obras da CPTM, que permitirão a chegada definitiva da Linha 11-Coral até a Barra Funda, na zona oeste.

A alteração seguirá até 1º de abril, e durante esse período, os trens continuarão utilizando a plataforma 5 da Luz para embarque e desembarque. O trajeto mantém paradas na Estação Guarulhos-Cecap antes da chegada ao aeroporto.

Obras na CPTM e impacto no transporte

As intervenções da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) envolvem a remodelagem dos trilhos, com a substituição dos dormentes de madeira por concreto, aumentando a durabilidade da estrutura. As obras serão feitas em fases e devem ser concluídas até o final de abril.

Em alguns dias específicos – 11 a 13, 21 (feriado de Tiradentes) e 25 a 27 de abril – o Expresso Aeroporto seguirá partindo da Luz, enquanto a Linha 11-Coral usará a plataforma 3 para embarque e desembarque.

Como ir de trem para o Aeroporto de Guarulhos?

Atualmente, há duas opções ferroviárias para quem deseja chegar ao Aeroporto Internacional de Guarulhos:

  • Linha 13-Jade: Sai da Estação Engenheiro Goulart, na zona leste de São Paulo.
  • Expresso Aeroporto: Sai de hora em hora entre 5h e meia-noite da Estação da Luz (temporariamente) e normalmente da Barra Funda.

Tarifa: R$ 5,20.

Importante: a estação da CPTM em Guarulhos não fica dentro do aeroporto. Por isso, passageiros precisam pegar ônibus gratuitos até os terminais.

Aeromóvel: quando começa a operar?

Para acabar com a necessidade dos ônibus, está em fase de testes o people mover, um trem suspenso que fará a ligação entre a estação da CPTM e os terminais do Aeroporto de Guarulhos.

Tempo de viagem: Aproximadamente 6 minutos.
Capacidade: Até 200 passageiros por viagem.
Status: Testes ocorrem aos sábados e domingos, mas a data de inauguração ainda não foi confirmada devido a pendências na certificação do sistema.