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Linha 14-Ônix de VLT terá quatro pátios de manutenção; Guarulhos receberá uma das principais estruturas

Crédito: Divulgação Hyundai Rotem

A futura Linha 14-Ônix de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) promete transformar a mobilidade entre Guarulhos e Santo André, passando por importantes bairros da Zona Leste da cidade de São Paulo, como São Miguel Paulista, Itaquera e Sapopemba. O projeto prevê quatro pátios de manutenção e estacionamento, sendo que um dos principais será construído em Bonsucesso, Guarulhos.

Linha 14-Ônix: conexão entre Guarulhos e Santo André

A Linha 14-Ônix faz parte do plano de expansão do transporte ferroviário na Região Metropolitana de São Paulo e deverá ser concedida à iniciativa privada junto com a Linha 10-Turquesa da CPTM. A frota planejada para o VLT contará com 46 composições, incluindo cinco trens de contingência para o trecho entre ABC e Jardim Irene. A previsão é que a operação tenha início na próxima década.

Pátios de manutenção e estacionamento da Linha 14-Ônix

Para garantir a eficiência da operação e a manutenção dos trens, o planejamento da linha inclui quatro pátios estratégicos, distribuídos ao longo do trajeto. Segundo os documentos da consulta pública, a estrutura contará com:
Um pátio principal para manutenção e estacionamento;
Um pátio auxiliar para estacionamento de trens;
Dois estacionamentos operacionais, cada um com capacidade para quatro ou mais trens;
Quatro áreas de estacionamento menores, permitindo a otimização da circulação dos veículos.

A escolha dos locais levou em consideração estudos operacionais e a viabilidade de implantação da linha, evitando desapropriações sempre que possível.

Onde serão os pátios da Linha 14-Ônix?

Pátio de Bonsucesso – Guarulhos


  • Área estimada: 210.000 m²
  • Função: Pátio auxiliar para estacionamento, limpeza e suporte operacional
  • Localização: Trecho 1
  • Implantação: Segunda ou terceira fase
  • Necessidade de desapropriação: Sim
A construção do pátio em Guarulhos – Bonsucesso será essencial para o funcionamento da Linha 14-Ônix, podendo até operar como pátio principal caso o projeto original em São Miguel Paulista não seja viável.

Pátio de Jardim Helena – Zona Leste de SP

  • Área estimada: 220.000 m²
  • Função: Pátio principal para manutenção, estacionamento, limpeza e Centro de Controle Operacional (CCO)
  • Localização: Trecho 1
  • Implantação: Primeira fase
  • Necessidade de desapropriação: Sim

Originalmente, o pátio principal seria em São Miguel Paulista, mas estudos técnicos apontaram que Jardim Helena seria uma opção mais viável para receber essa estrutura essencial.

Pátio de Santo André – ABC Paulista

  • Área estimada: 110.000 m²
  • Função: Pátio auxiliar para estacionamento, limpeza e suporte operacional
  • Localização: Trecho 3
  • Implantação: Segunda ou terceira fase
  • Necessidade de desapropriação: Sim

No ABC Paulista, o pátio de Santo André será um ponto estratégico para o estacionamento e manutenção dos trens da Linha 14-Ônix.

Pátio de Jardim Irene – Santo André

  • Área estimada: 30.000 m²
  • Função: Pátio auxiliar para estacionamento e limpeza
  • Localização: Trecho 4
  • Implantação: Quarta fase
  • Necessidade de desapropriação: Não especificado

Esse será o último pátio a ser construído e servirá como suporte operacional para os trens que circulam na região do ABC Paulista.

A implantação dos pátios seguirá um cronograma alinhado ao avanço das obras da Linha 14-Ônix. Jardim Helena será o primeiro a sair do papel, seguido pelo ABC, depois Bonsucesso e, por último, Jardim Irene.

A Linha 14-Ônix faz parte da estratégia de modernização do transporte metropolitano e trará uma nova alternativa de deslocamento para milhares de passageiros diariamente.