A futura Linha 14-Ônix de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) promete transformar a mobilidade entre Guarulhos e Santo André, passando por importantes bairros da Zona Leste da cidade de São Paulo, como São Miguel Paulista, Itaquera e Sapopemba. O projeto prevê quatro pátios de manutenção e estacionamento, sendo que um dos principais será construído em Bonsucesso, Guarulhos.
Linha 14-Ônix: conexão entre Guarulhos e Santo André
A Linha 14-Ônix faz parte do plano de expansão do transporte ferroviário na Região Metropolitana de São Paulo e deverá ser concedida à iniciativa privada junto com a Linha 10-Turquesa da CPTM. A frota planejada para o VLT contará com 46 composições, incluindo cinco trens de contingência para o trecho entre ABC e Jardim Irene. A previsão é que a operação tenha início na próxima década.
Pátios de manutenção e estacionamento da Linha 14-Ônix
A escolha dos locais levou em consideração estudos operacionais e a viabilidade de implantação da linha, evitando desapropriações sempre que possível.
Onde serão os pátios da Linha 14-Ônix?
Pátio de Bonsucesso – Guarulhos
- Área estimada: 210.000 m²
- Função: Pátio auxiliar para estacionamento, limpeza e suporte operacional
- Localização: Trecho 1
- Implantação: Segunda ou terceira fase
- Necessidade de desapropriação: Sim
Pátio de Jardim Helena – Zona Leste de SP
- Área estimada: 220.000 m²
- Função: Pátio principal para manutenção, estacionamento, limpeza e Centro de Controle Operacional (CCO)
- Localização: Trecho 1
- Implantação: Primeira fase
- Necessidade de desapropriação: Sim
Originalmente, o pátio principal seria em São Miguel Paulista, mas estudos técnicos apontaram que Jardim Helena seria uma opção mais viável para receber essa estrutura essencial.
Pátio de Santo André – ABC Paulista
- Área estimada: 110.000 m²
- Função: Pátio auxiliar para estacionamento, limpeza e suporte operacional
- Localização: Trecho 3
- Implantação: Segunda ou terceira fase
- Necessidade de desapropriação: Sim
No ABC Paulista, o pátio de Santo André será um ponto estratégico para o estacionamento e manutenção dos trens da Linha 14-Ônix.
Pátio de Jardim Irene – Santo André
- Área estimada: 30.000 m²
- Função: Pátio auxiliar para estacionamento e limpeza
- Localização: Trecho 4
- Implantação: Quarta fase
- Necessidade de desapropriação: Não especificado
Esse será o último pátio a ser construído e servirá como suporte operacional para os trens que circulam na região do ABC Paulista.
A implantação dos pátios seguirá um cronograma alinhado ao avanço das obras da Linha 14-Ônix. Jardim Helena será o primeiro a sair do papel, seguido pelo ABC, depois Bonsucesso e, por último, Jardim Irene.
A Linha 14-Ônix faz parte da estratégia de modernização do transporte metropolitano e trará uma nova alternativa de deslocamento para milhares de passageiros diariamente.