Formulário foi utilizado por 46% dos contribuintes; modalidade garante mais agilidade e prioridade na restituição
A Receita Federal registrou a entrega de mais de 15 milhões de declarações do Imposto de Renda (IR) até a última quinta-feira (24). Deste total, 46% dos contribuintes optaram pelo formulário pré-preenchido, disponível por meio da conta Gov.br — número superior ao registrado em 2024, quando 41% utilizaram a modalidade.
Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (25) pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável pela plataforma Gov.br. A ferramenta tem sido vista como uma importante aliada para facilitar o preenchimento da declaração e garantir mais segurança na identificação dos cidadãos.
“A declaração pré-preenchida pelo site, aplicativo ou programa da Receita está de acordo com os princípios de governo digital e com o objetivo de melhorar a experiência do usuário com os serviços públicos disponíveis no Gov.br”, informou a pasta em comunicado.
Crescimento da modalidade pré-preenchida
O uso da declaração pré-preenchida vem crescendo ano a ano. Em 2022, apenas 7% das entregas utilizaram a funcionalidade, índice que subiu para 41% em 2024. A expectativa da Receita Federal é de que 57% das declarações sejam enviadas por meio dessa modalidade em 2025 — o que corresponde a mais de 26 milhões de contribuintes.
Como funciona a declaração pré-preenchida
Para utilizar a funcionalidade, o contribuinte deve possuir uma conta Gov.br com nível Prata ou Ouro e habilitar a verificação em duas etapas para garantir maior segurança.
Com o formulário pré-preenchido, os dados são importados automaticamente de diversas bases de dados, como:
- Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf);
- Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (Dimob);
- Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (Dmed);
- Carnê-Leão Web;
- Rendimentos isentos decorrentes de moléstia grave;
- Saldos bancários e investimentos;
- Imóveis adquiridos e doações;
- Criptoativos;
- Contas bancárias e ativos no exterior;
- Contribuições à previdência privada;
- Restituições recebidas no ano-calendário;
- Códigos de juros.
Mesmo com o preenchimento automático, a Receita Federal recomenda conferir todas as informações com a documentação em mãos. Caso haja divergências, o contribuinte deve corrigir os dados antes de enviar a declaração.
Prazos e vantagens
O prazo para envio da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2025 começou em 17 de março e termina em 30 de maio, às 23h59min59s.
Além de acelerar o preenchimento, a opção pela declaração pré-preenchida oferece prioridade no recebimento da restituição. Os principais critérios de prioridade continuam sendo os previstos em lei — como idosos, professores e contribuintes com doenças graves —, mas aqueles que utilizam a funcionalidade e optam por receber via Pix também avançam na fila de restituição.
Atenção a golpes
O Ministério da Gestão e a Receita Federal reforçam que:
- Não há cobrança de taxas para acesso ou envio da declaração;
- O site oficial para consulta é valoresareceber.bcb.gov.br;
- A Receita Federal não envia links por e-mail, SMS ou aplicativos de mensagens;
- Nenhuma instituição está autorizada a solicitar senhas ou dados pessoais.
Em caso de suspeita de fraudes ou aplicativos falsos, os contribuintes podem denunciar à Receita ou aos canais oficiais de atendimento.