Os próximos dias prometem desafiar os guarda-roupas dos brasileiros nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste. A previsão do tempo aponta para uma semana marcada por grande amplitude térmica, fenômeno que vem sendo chamado de “efeito cebola” — expressão popular que descreve a necessidade de vestir e tirar camadas de roupa ao longo do dia.
O fenômeno ocorre quando há diferença acentuada entre as temperaturas mínimas e máximas em um mesmo dia, especialmente durante o outono. É exatamente o que se espera em cidades como São Paulo, onde a manhã começa fria, a tarde fica quente e as noites voltam a esfriar. Resultado: casacos entram e saem da bolsa várias vezes por dia.
Previsão para a capital paulista:
- Segunda-feira (8): 16ºC a 21ºC
- Terça-feira (9): 16ºC a 26ºC
- Quarta-feira (10): 18ºC a 26ºC
- Quinta-feira (11): 18ºC a 24ºC
- Sexta-feira (12): 18ºC a 25ºC
Segundo a Climatempo, essa oscilação é resultado da saída da massa de ar polar que havia tomado conta do centro-sul do país no fim de semana e que foi responsável por registrar a primeira temperatura negativa de 2025, em Urupema (SC), com -0,2ºC.
Temporais no Norte, Bahia e Sul
Enquanto o centro-sul do país vive o efeito cebola, outras regiões enfrentam fortes chuvas. A frente fria que chegou à Bahia somada à formação da Zona de Convergência Intertropical está provocando temporais no norte e litoral do estado, além de chuvas intensas no Maranhão, Piauí e Ceará.
Na região Norte, o tempo também segue instável, com precipitações generalizadas, especialmente no Amazonas, Acre e Pará.
No Sul do Brasil, há alerta para tempestades no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com risco de ventos fortes e descargas elétricas.
Centro-Oeste com atenção ao extremo norte e fronteiras
No Centro-Oeste, os temporais devem atingir principalmente o norte do Mato Grosso e a região de fronteira com a Bolívia. Já o sul de Goiás e o Mato Grosso do Sul devem ter pancadas de chuva moderadas a fortes nos próximos dias.
Previsão de mais frio até o fim de abril
De acordo com os meteorologistas da Climatempo, outras duas ou três massas de ar polar devem avançar sobre o Brasil até o fim de abril, com potencial para derrubar novamente as temperaturas em diversas regiões. O outono, portanto, seguirá marcado pela oscilação entre tardes agradáveis e manhãs gélidas.