A primeira onda de frio intenso de 2025 está prevista para atingir grande parte do Brasil entre o fim de maio e o início de junho, segundo a Climatempo. A chegada de uma potente massa de ar polar, com características continentais, deve derrubar as temperaturas no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e até em parte da Região Norte, como Rondônia, Acre e sul do Amazonas.
Quando chega o frio?
- 27 de maio: Chuva no Sul do Brasil e no Paraguai com a chegada da frente fria.
- 28 de maio: O ar polar começa a avançar pelo Sul e Mato Grosso do Sul, levando chuva também para São Paulo e parte de Mato Grosso.
- 29 e 30 de maio: Queda acentuada nas temperaturas no Sul, Mato Grosso do Sul e parte de Mato Grosso, Acre e Rondônia.
- 31 de maio e 1º de junho: Chega uma segunda onda de ar polar, reforçando o frio principalmente no Sudeste e Centro-Oeste.
Pode nevar?
Sim, há possibilidade de neve e outras formas de precipitação invernal no Sul do Brasil, devido à combinação do ar polar intenso com a formação de um ciclone extratropical no oceano, que trará umidade suficiente para gerar nuvens propícias para a neve.
E em São Paulo?
No estado de São Paulo, a expectativa é de temperaturas mais baixas, porém a nebulosidade e as chuvas podem reduzir a intensidade do frio em relação às demais regiões.
Atenção!
As projeções ainda podem sofrer ajustes nos próximos dias, segundo a Climatempo, mas a tendência de uma forte onda de frio já está confirmada.