Novo sistema inclui também diretores, vice-diretores e coordenadores; primeira etapa será formativa e começa em 26 de junho
O governo de São Paulo, sob a gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos), implementará um novo sistema de avaliação para todos os profissionais da rede estadual de ensino, incluindo professores efetivos e não efetivos, além de diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos.
A primeira etapa desse processo começa no dia 26 de junho de 2025, e terá caráter formativo, ou seja, sem impacto direto na carreira. No entanto, a segunda avaliação, prevista para o segundo semestre, será somativa e poderá ter consequências para a permanência dos profissionais na rede.
Como será feita a avaliação dos professores e gestores?
O processo será semestral e contará com a participação de alunos, docentes e gestores. Os critérios são adaptados para cada função na escola:
- Professores: foco na dinâmica de sala de aula, metodologias de ensino, gestão de tempo, comunicação e engajamento dos alunos.
- Coordenadores pedagógicos, vice-diretores e diretores: serão avaliados pela capacidade de liderança, comunicação, apoio ao desenvolvimento dos docentes e compromisso com os resultados de aprendizagem.
Quem avalia quem?
- Alunos: avaliarão seus professores e a equipe gestora.
- Professores: avaliarão os membros da equipe gestora.
- Diretores: fornecerão feedback para os professores.
- Dirigentes regionais de ensino, com suporte dos supervisores: avaliarão os diretores.
Painel de resultados com sistema de cores
Após a coleta dos dados, os resultados serão organizados em um “painel de resultados”, disponível na Secretaria Escolar Digital (SED). Esse painel utilizará um sistema de cores para indicar o desempenho:
- 🟢 Verde: desempenho considerado bom
- 🟡 Amarelo: atenção necessária
- 🔴 Vermelho: desempenho insatisfatório, podendo gerar encaminhamentos ou até desligamento futuramente
Para os professores, a avaliação será baseada em dez critérios, incluindo:
- Feedback dos alunos
- Avaliação da equipe gestora
- Participação em cursos de formação
- Frequência e cumprimento de jornadas
Objetivo da avaliação
De acordo com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, a proposta é fortalecer as práticas pedagógicas e de gestão escolar, incentivando o desenvolvimento profissional e a melhoria dos resultados de aprendizagem.
“O eixo do processo avaliativo dos diretores é a liderança positiva e o compromisso com os indicadores de aprendizagem dos estudantes. Já para os professores, o foco é a qualidade das metodologias e a construção de uma sala de aula dinâmica e engajada”, destaca a secretaria.
Feedback contínuo e transparência
Os resultados e orientações gerados a partir da avaliação serão disponibilizados na plataforma SED, permitindo que todos os profissionais acompanhem seus próprios desempenhos e saibam exatamente quais pontos precisam desenvolver.