Abertura de cratera no mesmo local do incidente de abril preocupa autoridades; previsão de liberação parcial da via ainda não foi definida
A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) anunciou o adiamento da liberação de uma das faixas da Marginal Tietê, na zona oeste de São Paulo, que estava prevista para esta quarta-feira (14). O trecho afetado fica próximo à Ponte Atílio Fontana, onde uma cratera reabriu no último final de semana, no mesmo ponto onde já havia ocorrido um desabamento no dia 10 de abril.
Durante visita ao local no domingo (11), o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, havia informado que a pista seria parcialmente liberada hoje. No entanto, segundo a Sabesp, a decisão de adiar foi motivada por uma nova movimentação do solo, o que exige sondagens complementares para garantir a segurança.
“A medida visa à segurança dos profissionais que atuam na obra e a dos cidadãos que trafegam pela via”, destacou a companhia em nota oficial.
Sem nova data de liberação
A empresa ainda não definiu uma nova data para a liberação da via, mas garantiu que a liberação parcial ocorrerá “tão logo seja possível e seguro para todos”.
De acordo com a Sabesp, as obras de contenção da cratera têm prazo estimado de 30 dias. A equipe técnica optou por dividir os trabalhos em duas frentes de serviço: reforço e preenchimento com argamassa no solo afetado e a construção de uma nova caixa de acesso à rede de esgoto, que substituirá a estrutura anterior.
“O terreno será contido com a injeção de argamassa e a antiga caixa de acesso será concretada e desativada. Dezessete metros à frente, será feito um novo poço de visita para garantir o monitoramento e a limpeza do sistema”, explicou a companhia.
Interdição permanece
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) confirmou que a pista central da Marginal Tietê, sentido Castelo Branco, permanece totalmente interditada na altura da saída da Rodovia dos Bandeirantes e próxima à Ponte Atílio Fontana.
Em nota, o órgão alertou motoristas a evitarem o trecho da Marginal Tietê durante as obras e recomendou rotas alternativas:
-
Para a Marginal Pinheiros e Rodovia Castelo Branco, a sugestão é seguir pela região da Lapa: Ponte da Freguesia do Ó, Avenida Ermano Marchetti, Rua Nossa Senhora da Lapa, Rua Pio XI, Avenida Cerro Corá, Avenida Queiroz Filho e Ponte do Jaguaré.
-
Outras alternativas incluem a Ligação Leste/Oeste e o Minianel Viário, que dão acesso à zona sul e à Marginal Pinheiros.
Agentes da CET seguem monitorando o trânsito desde a Ponte Aricanduva e orientam condutores para minimizar os impactos na fluidez da via.