Nova modalidade criada pelo Banco Central funcionará como uma alternativa ao cartão, com parcelas mensais e pagamento instantâneo para o lojista
O que é o Pix Parcelado e como vai funcionar?
O Banco Central do Brasil (BC) confirmou que o Pix Parcelado, nova funcionalidade do sistema de pagamentos instantâneos, será oficialmente lançado em setembro de 2025. A proposta é oferecer parcelamento de compras via Pix, sem necessidade de cartão de crédito — o que deve ampliar o acesso de milhões de brasileiros ao crédito digital.
Na prática, o Pix Parcelado funcionará de forma semelhante ao cartão de crédito: o consumidor poderá dividir o valor da compra em prestações mensais, com juros aplicados conforme a política da instituição financeira. O lojista, por sua vez, receberá o valor total à vista, de forma instantânea.
Quando o Pix Parcelado estará disponível?
A expectativa do Banco Central é liberar o uso do Pix Parcelado a partir de setembro de 2025. Embora ainda não tenha sido divulgado um dia específico, a funcionalidade será integrada gradualmente às instituições financeiras que já operam com o sistema Pix.
Pix Parcelado já existe em alguns bancos?
Sim, mas com restrições. Algumas instituições financeiras já disponibilizam o Pix com parcelamento, porém, essa função depende da vinculação a um cartão de crédito — algo que limita o acesso.
Segundo o BC, mais de 60 milhões de brasileiros ainda não possuem cartão de crédito. A chegada oficial do Pix Parcelado pelo Banco Central deve democratizar o acesso ao parcelamento digital, estimulando o consumo no varejo, principalmente para compras de maior valor.