Hot Widget

Pesquise aqui

Ads

Uber lança selo de verificação para usuários no Brasil

 Medida, já adotada nos EUA, deve agilizar aceitação de corridas e reforçar segurança; processo combina cruzamento de dados e envio de documentos

Crédito: Reprodução

A Uber começou a implementar nesta semana um novo processo de verificação para todos os usuários no Brasil. A principal novidade é o selo de verificação, que será exibido no perfil do passageiro no aplicativo e visível aos motoristas antes da corrida ser aceita.

Segundo a empresa, a expectativa é que usuários com o selo esperem menos tempo até que um motorista aceite a viagem. O Brasil é o segundo país a adotar essa medida, atrás apenas dos Estados Unidos.

Como funciona o novo selo

A plataforma já possuía etapas de checagem, como validação de conta por cartão de crédito, verificação de CPF para pagamentos em dinheiro, conferência de documento de identidade e selfie.

Com a atualização, o sistema passará a cruzar dados já fornecidos no cadastro — como nome e telefone — com bases de dados confiáveis de terceiros.

Para parte dos usuários, o selo será concedido automaticamente. Quem não receber a verificação de forma automática precisará enviar pelo aplicativo uma foto do documento de identidade e uma selfie.

A Uber afirma que os documentos são armazenados de forma segura, com uso de criptografia, e mantidos apenas pelo tempo necessário para a validação.

O que o motorista verá

Quando um passageiro verificado solicitar uma corrida, o motorista parceiro terá acesso apenas ao primeiro nome, à avaliação, ao selo de verificação e aos dados da viagem.

“Essa atualização é parte do compromisso constante e prioritário da Uber com a segurança e experiência de todos os usuários. Estamos sempre escutando os motoristas parceiros, testando e implementando novos recursos”, afirmou Araceli Almeida, head de Operações de Segurança da Uber no Brasil.

Outras medidas de segurança

O selo se soma a recursos já existentes na plataforma, como:

  • Gravação de áudio e vídeo da corrida;

  • U-Código (PIN informado ao motorista antes do início da viagem);

  • Bloqueio de usuários por motoristas;

  • Botão para acionar a polícia diretamente pelo app.

Além disso, a Uber utiliza tecnologia de machine learning para analisar dados de milhões de viagens e identificar riscos. Viagens consideradas potencialmente perigosas são bloqueadas, a menos que o usuário forneça informações adicionais de identificação.