A cidade de São Paulo recebe até 11 de janeiro de 2026 a 36ª edição da Bienal de Arte, realizada no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, no Parque Ibirapuera. Pela primeira vez em sua história, a exposição terá quatro meses de duração. A entrada é totalmente gratuita.
Com o tema “Nem todo viandante anda estradas – Da humanidade como prática”, inspirado em poema de Conceição Evaristo, o evento discute a natureza, a escuta e as múltiplas experiências humanas. A curadoria é assinada pelo camaronês Bonaventure Soh Bejeng Ndikung.
Experiência sensorial e espaço expositivo
O projeto arquitetônico e expositivo da mostra foi desenvolvido por Gisele de Paula e Tiago Guimarães, que dividiram a Bienal em seis capítulos temáticos. Inspirados na fluidez dos rios, os arquitetos criaram um percurso sensorial, com margens sinuosas que convidam à reflexão e ao encontro.
Principais destaques da Bienal 2025
Entre os pontos altos da programação, estão:
- Relação do ser humano com a terra, a memória e a comunidade
- Discussões sobre colonização, transformações urbanas e cosmologias indígenas, africanas e asiáticas
- Obras feitas com materiais reaproveitados e que se transformam ao longo da exposição
Outro destaque é o projeto “Aparições”, que utiliza realidade aumentada em parceria com a plataforma WAVA. A iniciativa leva obras digitais para diferentes locais do mundo, permitindo que o público interaja por meio de aplicativo.
Já o projeto “Invocações” promove encontros de poesia, música, performances e debates, após passar por cidades como Marrakech, Guadalupe, Zanzibar e Tóquio.
Programação paralela
Além dos 120 artistas reunidos no Pavilhão da Bienal, outros cinco nomes participam do programa “Afluentes”, sediado na Casa do Povo. A iniciativa traz mostras de filmes com curadoria de Benjamin Seroussi e Daniel Blanga Gubbay.
As linguagens exploradas vão de vídeo, performance, pintura e instalação até escrita, música e experimentações coletivas.
Serviço – 36ª Bienal de São Paulo
- Terça a sexta e domingo: das 10h às 18h (última entrada às 17h30)
- Sábado: das 10h às 19h (última entrada às 18h30)🎟 Entrada: gratuita
Por que visitar a Bienal de São Paulo?
A Bienal é considerada um dos maiores eventos de arte contemporânea do mundo e uma oportunidade única de conhecer obras de artistas de diversos países sem custo algum. Além da visita ao Pavilhão, o público pode aproveitar o passeio no Parque Ibirapuera, cartão-postal da cidade.