Propostas para construção da Linha 19-Celeste são abertas entre 22 e 24/09. Nova linha terá 17,6 km, 15 estações e atenderá 630 mil passageiros por dia
O Metrô de São Paulo iniciou nesta segunda-feira (22) a abertura das propostas da licitação que vai contratar as obras civis da Linha 19-Celeste, projeto que conectará o Bosque Maia, em Guarulhos, ao Anhangabaú, no centro da capital paulista.
A nova linha terá 17,6 km de extensão, 15 estações, pátio de manutenção e 18 poços de ventilação e saídas de emergência (VSEs). A expectativa é atender 630 mil passageiros por dia, reduzindo em até uma hora o tempo de viagem entre Guarulhos e São Paulo.
Como será a licitação
As sessões públicas ocorrem nos dias 22, 23 e 24 de setembro, com análise das propostas técnicas e financeiras. Em seguida, o Metrô deve homologar os vencedores, assinar os contratos e dar início aos projetos executivos, antes do início das obras.
📅 Prazo de conclusão: 75 meses após o início da construção.
Três consórcios serão escolhidos, cada um responsável por um lote:
- Lote 1: Bosque Maia – Itapegica (5 estações e 6 VSEs)
- Lote 2: Jardim Julieta – Vila Maria (5 estações, 6 VSEs e o Pátio Vila Medeiros)
- Lote 3: Catumbi – Anhangabaú (5 estações e 6 VSEs)
Benefícios para a região
A Linha 19-Celeste será um eixo estruturante entre as duas maiores cidades do estado, permitindo integração com as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô e futuras conexões com linhas da CPTM.
Desafios de engenharia
A obra prevê:
- 5,7 milhões de m³ de escavação
- 1,37 milhão de m³ de concreto
- 187 mil toneladas de aço
- 610 mil m³ de calda de cimento
Serão utilizados três tatuzões, o método NATM (escavação austríaca) e valas a céu aberto, especialmente nos trechos mais complexos, como nas estações Cerealista, São Bento e Anhangabaú, onde o solo é arenoso e o lençol freático elevado.