Empresa apresentou proposta de R$ 6,7 bilhões para construir cinco estações e o pátio de trens na Zona Norte de São Paulo
O Metrô de São Paulo anunciou nesta terça-feira (23) que a Odebrecht Engenharia e Construção Internacional (OECI) foi a vencedora do lote 2 da licitação para a Linha 19-Celeste, com uma proposta de R$ 6,7 bilhões.
Este lote contempla a construção de cinco estações, seis poços de ventilação e saída de emergência (VSEs) e o pátio de trens na Vila Medeiros, na Zona Norte da capital. O trecho compreende o trajeto entre Jardim Julieta e Vila Maria.
Com 17,6 km de extensão e 15 estações, a Linha 19-Celeste será um eixo estruturante de mobilidade entre Guarulhos e São Paulo, transportando cerca de 630 mil passageiros por dia e reduzindo em até uma hora o tempo de deslocamento entre os centros das duas cidades.
Integração com polos estratégicos
Além de aproximar Guarulhos da capital paulista, a nova linha facilitará o acesso a importantes pontos de interesse de São Paulo, como:
- Mercado Municipal
- Theatro Municipal
- Comércio atacadista do Pari
- Polo financeiro e turístico da região central
Principais integrações
A Linha 19-Celeste será conectada a importantes corredores metroferroviários, permitindo deslocamentos mais rápidos e diretos:
-
Linha 1-Azul (São Bento) – principal linha do Metrô de SP
-
Linha 3-Vermelha (Anhangabaú) – ligação rápida entre Zona Leste e Oeste
-
Linha 2-Verde (futura integração) – conexão para Zona Oeste e Sul
-
CPTM – Linha 11-Coral – viagens metropolitanas
Integrações futuras previstas:
-
Linha 2-Verde: Estações Dutra e Brigadeiro
-
Linha 6-Laranja: Estação Bela Vista
-
Linha 20-Rosa: Estação Hélio Pelegrino
-
Linhas 5-Lilás e 17-Ouro: Estação Campo Belo
Localização aproximada das estações
Impacto social e econômico
A obra deve gerar mais de 28 mil empregos diretos e indiretos, valorizar imóveis, dinamizar o comércio e reduzir 131 mil toneladas de gases de efeito estufa por ano.
Após a homologação e assinatura do contrato, será feita a elaboração do projeto executivo. O prazo de conclusão das obras é de 75 meses a partir do início da construção.